Clickbait, fake news ou sensacionalismo?

Clickbait, traduzido para o português como “caça clique” é uma estratégia de publicidade online que visa atrair o maior número de leitores. Normalmente são usados títulos sensacionalistas que em sua maioria não correspondem com o restante do conteúdo, gerando assim uma quebra de expectativa.

Podem ser facilmente identificados pela sua estrutura que usa de táticas como:

  • Olha no que deu;
  • Você não vai acreditar;
  • Vamos te ensinar de uma vez por todas;
  • E termos que criam a sensação de urgência e imediatismo.

Essa técnica é comumente utilizada em vídeos no YouTube e em sites de notícias.

Apresentadora Maísa desabafando sobre a mídia distorcer suas falas. Imagem: Internet/Reprodução.
Youtuber Resende coberto de amoebas. Vídeo do canal do youtuber.

O clickbait não é tão eficiente como parece, além de passar informações enganosas você perde a credibilidade com o seu público. Algumas medidas já estão sendo tomadas para que essa prática caía em desuso, como é o caso do Facebook que está desenvolvendo um algorítimo capaz de separar conteúdos enganosos.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *