Comece a explorar – tutorial StoryMaps

Você já pensou em contar uma história através de uma mapa? A plataforma Knight Lab, desenvolvida pela Universidade de NorthWestern, oferece um ambiente digital onde alunos e profissionais conseguem usufruir de ferramentas inovadoras e didáticas, potencializando o aprendizado. Dentre as ferramentas disponibilizadas, podemos destacar o StoryMap. Ele te auxilia na formulação de apresentações maravilhosas e totalmente diferentes do habitual.

Através de pontos geográficos, datas e uma boa história, você consegue criar uma nova perspectiva ao seu trabalho e é possível passear por todo o mundo. Então, se você já gostou dessa ferramenta mas não sabe utilizá-la, nesse tutorial vamos te dar o passo a passo para começar a criar sua própria história, de forma prática e rápida.

Escolhendo o tema

Para começar preste atenção ao tema escolhido. Apesar do StoryMaps ser bastante abrangente, não é toda temática que se adequa a ele. Com isso, é necessário ter em mente que é preciso relacionar quesitos geográficos e cronológicos para a ferramenta ser funcional, pois ela se estrutura por meio de mapas.

Na prática

Calma, não se assuste! Embora de cara o StoryMaps aparente ser um “bicho de sete cabeças”, é basicamente uma série de slides e funciona de forma bem intuitiva.

A primeira página é o slide introdutório, onde são colocados as informações principais, como título, nome dos integrantes e uma pequena introdução, na aba textual à esquerda. Também é possível alterar as cores do fundo, através das opções background, e inserir mídias, na aba à direita. Porém, só é possível visualizar o resultado final das mudanças na aba superior preview.

Imagem da plataforma

Para iniciar a história, basta clicar no slide que se encontra abaixo do atual. Tendo em vista, que você já sabe qual o local que se inicia a trajetória da apresentação, basta inserir o nome na parte de coordenadas ( parte em vermelho na imagem acima). Depois a escolha é sua, você pode fazer o upload de uma imagem, vídeo ou música (lado esquerdo), ou iniciar a parte textual na aba a direita.

Ícone

Se você deseja alterar o fundo, com cores ou imagens, onde se encontra o texto basta ir em background options. Outra modificação bem interessante, que deixa o seu trabalho único é alterar os marcadores. Em marker options, você pode inserir qualquer ícone ou imagem que represente o assunto em questão, assim como o exemplo ao lado.

Revisão

Por fim, para ver se seu trabalho está do jeito que você idealizou, vá para o slide da capa e depois para preview. Com seu trabalho todo finalizado, você pode começar a exploração ou clicar nas setas laterais para passar os slides, para ver sua apresentação final real, caso queira modificar algo é só seguir uma das opções mostradas, mas se estiver tudo certo, em share no canto superior esquerdo você pode compartilhar seu StoryMaps, através de um link ou código.

Pronto, agora solte a imaginação e comece seu StoryMaps!

Abaixo um StoryMaps criado como exemplo:

Autores: Letícia Guimarães, Maria Paula e Gabriel Castro

Write a Comment