Como usar o Storyline JS

Por: Alexia Bonifácio, Júlia Curcio e Rafaela Gomes.

O Storyline JS é uma ferramenta gratuita de acesso público disponibilizada pela Knight Lab e que permite a construção de gráficos interativos. A ideia da plataforma é oferecer aos estudantes a oportunidade de contar histórias através de dados e tornar todo esse processo de criação mais prático e eficaz.

É possível adicionar anotações aos pontos de dados organizados em linhas que ao fim se tornam um gráfico, mas vale lembrar que a plataforma não aceita mais do que 12 cards por história, tendo os títulos limitados a 54 caracteres parágrafos limitados a 200 caracteres.

Pra entender melhor como a ferramenta funciona, preparamos um pequeno tutorial para os nossos leitores.

  1. Coloque os dados do gráfico em uma tabela no Google Sheets.

A sua tabela precisa ter uma coluna de data/horário e uma de dados (se tiver mais do que duas colunas, não tem problema). Deve haver uma linha de cabeçalho com títulos para essas colunas.

Tabela A – data/horário Tabela B – dados

2. Adicione sua história

Para a sua história ser contada, será preciso preencher os cards com informações sobre os seus dados. Cada card precisa de um título, texto e data. Assim, será necessário adicionar colunas para preenchê-las com esses dados.

3. Configure seus dados e publique

Caminhando para a fase final, é nessa etapa que enviamos a tabela feita pelo Google Sheets para a plataforma. Na aba de ferramentas clique sobre “arquivos”. Em seguida, mova a seta sobre a opção “compartilhar” e selecione “publicar na web”. Agora, o próximo passo é copiar o URL que a planilha irá disponibilizar ao clicar em “publicar”.

Para terminar, cole o link da planilha no site do Storyline, as opções de configuração aparecerão, e após preenchê-las o gráfico estará pronto.

Abaixo, trouxemos o exemplo de um gráfico finalizado.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *