Cultura digital e futebol

Não é segredo que o somos todos influenciados pelo digital, mas como isso poderia influenciar o mundo do esporte?

O futebol sempre esteve presente nas vidas dos nossos pais e avós, mesmo quando só se podia assistir numa TV com imagem preta e branca ou ouvir as partidas pelo rádio. Antigamente era difícil acompanhar todas as partidas do seu time ou a carreira do seu jogador favorito, principalmente para quem não tinha boas condições financeiras.

Outra dificuldade no futebol antigamente, dessa vez dentro das quatro linhas, eram os “erros” dos árbitros em jogos decisivos, como no campeonato brasileiro em 2005, onde erros de arbitragem influenciam até hoje, pois sem as falhas do árbitro, não seriam 41 anos (hoje em dia, 42).

O avanço da tecnologia proporcionou para muitos torcedores a possibilidade de acompanhar os seus clubes do coração. Hoje em dia, temos futebol em diversos canais de tv e streamings. Praticamente não há jogos que não sejam transmitidos em algum canal ou aplicativo. Isso faz muita diferença para o torcedor que não pode apoiar seu time nos estádios. Além de canais e apps pagos, a internet permite que diversos sites paralelos transmitam todos os jogos de futebol, sendo assim, basta ter um celular ou computador para acompanhar os jogos do seu clube do coração.

Imagem: Alô Alô Bahia

Imagina se antigamente tivessem meios de acompanhar as estatísticas de Pelé, Romário, Ronaldo ou qualquer outro craque. Além de várias formas de acompanhar seu time, hoje em dia, existem várias maneiras de acompanhar as estatísticas do seus jogadores favoritos, como o Sofascore. O Sofascore fornece as informações de cada jogador, como gols, assistências, desarmes, dribles… o que nos permite acompanhar por meio de números, craques como Erling Haaland.

Imagem: UOL

Outro tipo de tecnologia que mudou o esporte, foi o árbitro de vídeo. O VAR, veio com o intuito de melhorar o futebol e evitar os erros de arbitragem. Apesar de ser uma boa idéia que deveria revolucionar o futebol, o VAR tem sido muito questionado e com razão, pois tem apresentado muitos erros.

Imagem: Globo Esporte

O árbitro de vídeo carrega muitos erros na bagagem, mas um exemplo de como o VAR pode fazer a diferença de uma maneira positiva, foi sua atuação na partida entre Palmeiras e River Plate na semifinal da libertadores 2020.

Imagem: Globo Esporte

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *