Desvendando o HTML

Você com certeza já ouviu falar de HTML ou até mesmo usou sem saber, um exemplo são as biografias do Orkut. Muitas pessoas colocavam fontes, cores, itálico, etc, tudo isso através do HTML. Mas afinal, o que ele é e como funciona?

O que significa HTML?

HTML é a sigla para Hypertext Markup Language, que traduzido significa Linguagem de Marcação de Hipertexto, ou seja, é uma linguagem em código que permite criar e estruturar seções, parágrafos, cabeçalhos, links e tudo referente a texto para páginas da internet ou aplicações.

Mas cuidado, ele não é uma linguagem de programação, então funções dinâmicas estão fora de seu alcance, podemos dizer que ele é uma ferramenta para texto/documento como o Microsoft Word.

Aonde se usa o HTML?

Aposto que você já usou algumas fontes diferentes da original em locais como o Orkut, Tumblr, Facebook, alguns jogos, etc. ou alterou a cor, esses são os usos comuns do HTML. Já em sites, ele esta presente em paginas mais fixas, ou seja, aquelas que contém mais textos e que dificilmente serão modificadas, uns exemplos são as paginas de sobre e contato.

Ainda se usa o HTML?

Por mais que atualmente já existam ferramentas nos próprios sites para que essas mudanças sejam feitas não quer dizer que ele não esta sendo usado, mas sim que ele foi automatizado, ou seja, ao invés de nós mesmos sabermos os códigos, aquele botão irá coloca-los por nós.

Antigamente, em uma busca na internet por cores nas fontes um site apresentava suas opções e depois que escolhido a cor aparecia algo assim:

<p class="has-luminous-vivid-orange-color has-text-color">Texto escolhido</p>

Esse código, depois de copiado e colado no lugar desejado ficaria assim:

Texto escolhido

Atualmente é possível apenas copiar e colar o resultado sem o código, o que acaba aumentando a ideia de que ele sumiu, mas ele esta presente, apenas foi ocultado. Outras mudanças também ocorreram, por exemplo, alguns códigos/comandos já não fazem parte da área do HTML, enquanto alguns outros foram incorporados.

Possui dúvidas? Então assista esse vídeo!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *