Euphoria: como as redes sociais contribuíram para a normalização dos problemas abordados na série

A série que foi lançada em 2019 possui 2 temporadas até o momento e retrata a complexidade da adolescência, trazendo pautas como vício em drogas, relacionamentos, sexualidade, violência e outros.

Euphoria concorreu diversos prêmios renomados e recebeu críticas positivas pela cinematografia, trama, trilha sonora, interpretada pelo cantor Labrinth, e por contar com a participação de atores como Zendaya, Hunter Schafer, Storm Reid, Alexa Demie, entre outros.

O seriado também fez muito sucesso entre os adolescentes, que comentaram sobre os episódios no Twitter e no Tik Tok. Entretanto, é fácil de se notar certa normalização dos problemas retratados, uma vez que os dilemas vivenciados pelas personagens passaram a ser almejados pelos jovens, o que pode ser observado com pesquisas breves que levam títulos como “Faça em casa! Maquiagem da série Euphoria” e “Como ter a autoestima de Maddy Perez”. Assim, a estética virou inspiração, tornando tema de festas adolescentes e trends nas redes sociais.

Dessa forma, é nítida a influência das redes sociais na normalização dos dilemas abordados na série e a necessidade de reforçar os impactos do uso de drogas, da violência e de relacionamentos abusivos na vida dos jovens e a conscientização desses problemas.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *