Explorando o Flourish

A visualização e apresentação de dados é sempre um recurso potente quando se pautam discussões relacionadas à políticas de âmbito. A estatística, como ferramenta de governo do Estado, neste ano de 2020 tem sido bastante contestada pelo governo, em relação à alguns apontamentos sobre o cenário atual.

Neste post, vamos mostrar alguns exemplos da ferramenta Flourish, explorando algumas formas de apresentação dos dados de desmatamento.

Alguns exemplos:

Consultando dados no site do Inpe foi possível coletar uma base de dados comum que pode ser representada em diferentes tipos de visualização.

Área desmatada em km², gráfico de área

Neste primeiro exemplo se observa a distribuição de biomas desmatados ao longo do tempo. O Cerrado, ecossistema que ocupa 1/4 do território nacional, ocupa a maior parte da área do gráfico, porém vale ressaltar ser possível conferir os picos de áreas desmatadas ao passar o mouse nas linhas.

Área desmatada em km², série temporal

Neste segundo exemplo é possível construir uma visualização mais limpa, ressaltando os valores de cada bioma em seu respectivo ano.

Focos de queimada, gráfico de pizza

Aqui foi utilizou-se os dados do número de focos de queimada no Brasil, em 2020, para construir um gráfico de pizza (ou de setores) para distribuir esses dados em cada bioma.

Área desmatada em km², série interativa

No último exemplo é possível utilizar recursos de animação que auxiliam na compreensão do comportamento do desmatamento ao longo do tempo. Ainda é possível verificar qual bioma teve maior crescimento a partir do botão “rank”.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *