Fleets: os Stories do Twitter

O Twitter foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, nos EUA, em 2006. A ideia inicial dos criadores era a que a plataforma fosse um miniblog, uma espécie de “SMS da internet” com uma limitação máxima de caracteres, e assim foi feito.

Em suma, entre as características únicas da plataforma, a principal é o Trending Topics, onde são listados os assuntos mais comentados do momento no mundo. No entanto, em março deste ano, a plataforma lançou a função Fleets, que foi testada em primeira mão no Brasil, pelo fato do país ser um dos que mais consomem e produzem conteúdo para a plataforma. Essa é a versão do Twitter para os Stories do Instagram. Que tal conhecer melhor a ferramenta? Preparamos uma análise para você.

Os Trending Topics do Twitter.

O que é? Como funciona?

Os Fleets consistem em posts momentâneos que ficam disponíveis por 24 horas na página inicial e no perfil do usuário e ao contrário dos tweets tradicionais, não permitem receber curtidas, comentários públicos ou compartilhamentos. Dessa maneira, as publicações podem ser vistas e respondidas por outras pessoas, caso seu perfil não seja protegido, por meio de uma mensagem direta (DM), mas apenas no aparelho celular. O seu uso ainda não está disponível para computadores. Além de textos, os Fleets também podem conter fotos, vídeos ou GIFs.

Depois de postados, os stories ficam no topo da timeline do Twitter para seus seguidores.
Dessa maneira, os Fleets ficam disponíveis no seu perfil durante 24h, podendo ser vistos por qualquer pessoa, desde que seu perfil seja aberto.

Diferenças em relação aos Stories

Devido a grande concorrência no uso da ferramenta por outras redes sociais como o Instagram, Facebook, Whatsapp e o próprio Snapchat, onde surgiu a própria técnica, o Twitter prometeu se diferenciar. Nesse sentido, os Fleets foram desenvolvidos principalmente para estimular novas formas de conversas entre os seus usuários. Enquanto os apps rivais focam na publicação de imagens, a nova ferramenta se baseia, principalmente, em textos.

Dessa forma, a rede social espera que seus desfrutadores possam conversar mais e consequentemente, compartilhar pensamentos e experiências do cotidiano.

O desafio é que algumas pessoas não se sentem confortáveis em compartilhar suas ideias no Twitter atualmente. Os tuítes podem ser desconfortáveis por serem permanentes e oferecerem métricas como curtidas e retuítes, além de comentários públicos. Para essas pessoas, essa é uma oportunidade de apresentar um novo formato para o compartilhamento de ideias“, explicou Mo Al Adham, gerente de produto do Twitter, em entrevista ao TechTudo. 

O seu lado profissional

Apesar de ter sido criado com a intenção de ser uma rede social pessoal, o Twitter ganhou muita popularidade e tem se tornado, cada vez mais, uma rede de investimento das grandes empresas. Inúmeras celebridades e políticos, por exemplo, já utilizam essa ferramenta para interagir com o seu respectivo público e assim, ganhar cada vez mais notoriedade na mídia.

Além disso, a plataforma e suas ferramentas, como os Fleets, apresentam uma dinâmica e um meio das pessoas se manterem atualizadas sobre os assuntos que mais interessam, e assim, consequentemente, somando um alcance cada vez maior aos novos usuários.

Dessa maneira, o Twitter facilita a aproximação de usuários e empresas e consequentemente, suas relações. Nele, é possível responder um tweet ou um story. E nesse sentido, se torna uma forma muito mais simples de entrar em contato com a empresa em questão, sem aquela burocracia do uso de e-mail e etc.

Por fim, a rede social ainda tem uma característica muito marcante, que é a de “humanizar” as empresas. Por ela a empresa ganha personalidade; ela tem seu humor, opiniões sobre determinados assuntos e sua própria forma de linguagem. 

Logo, os Fleets, além de garantirem um maior conforto em relação aos conteúdos postados pelos seus usuários, facilitam também a vida daqueles que usam a plataforma de maneira profissional, dando uma maior dinâmica as informações circuladas na plataforma e consequentemente, uma maior aproximação ao seu público alvo.

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