O Twitter foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, nos EUA, em 2006. A ideia inicial dos criadores era a que a plataforma fosse um miniblog, uma espécie de “SMS da internet” com uma limitação máxima de caracteres, e assim foi feito.
Em suma, entre as características únicas da plataforma, a principal é o Trending Topics, onde são listados os assuntos mais comentados do momento no mundo. No entanto, em março deste ano, a plataforma lançou a função Fleets, que foi testada em primeira mão no Brasil, pelo fato do país ser um dos que mais consomem e produzem conteúdo para a plataforma. Essa é a versão do Twitter para os Stories do Instagram. Que tal conhecer melhor a ferramenta? Preparamos uma análise para você.
O que é? Como funciona?
Os Fleets consistem em posts momentâneos que ficam disponíveis por 24 horas na página inicial e no perfil do usuário e ao contrário dos tweets tradicionais, não permitem receber curtidas, comentários públicos ou compartilhamentos. Dessa maneira, as publicações podem ser vistas e respondidas por outras pessoas, caso seu perfil não seja protegido, por meio de uma mensagem direta (DM), mas apenas no aparelho celular. O seu uso ainda não está disponível para computadores. Além de textos, os Fleets também podem conter fotos, vídeos ou GIFs.
Diferenças em relação aos Stories
Devido a grande concorrência no uso da ferramenta por outras redes sociais como o Instagram, Facebook, Whatsapp e o próprio Snapchat, onde surgiu a própria técnica, o Twitter prometeu se diferenciar. Nesse sentido, os Fleets foram desenvolvidos principalmente para estimular novas formas de conversas entre os seus usuários. Enquanto os apps rivais focam na publicação de imagens, a nova ferramenta se baseia, principalmente, em textos.
Dessa forma, a rede social espera que seus desfrutadores possam conversar mais e consequentemente, compartilhar pensamentos e experiências do cotidiano.
“O desafio é que algumas pessoas não se sentem confortáveis em compartilhar suas ideias no Twitter atualmente. Os tuítes podem ser desconfortáveis por serem permanentes e oferecerem métricas como curtidas e retuítes, além de comentários públicos. Para essas pessoas, essa é uma oportunidade de apresentar um novo formato para o compartilhamento de ideias“, explicou Mo Al Adham, gerente de produto do Twitter, em entrevista ao TechTudo.
O seu lado profissional
Apesar de ter sido criado com a intenção de ser uma rede social pessoal, o Twitter ganhou muita popularidade e tem se tornado, cada vez mais, uma rede de investimento das grandes empresas. Inúmeras celebridades e políticos, por exemplo, já utilizam essa ferramenta para interagir com o seu respectivo público e assim, ganhar cada vez mais notoriedade na mídia.
Além disso, a plataforma e suas ferramentas, como os Fleets, apresentam uma dinâmica e um meio das pessoas se manterem atualizadas sobre os assuntos que mais interessam, e assim, consequentemente, somando um alcance cada vez maior aos novos usuários.
Dessa maneira, o Twitter facilita a aproximação de usuários e empresas e consequentemente, suas relações. Nele, é possível responder um tweet ou um story. E nesse sentido, se torna uma forma muito mais simples de entrar em contato com a empresa em questão, sem aquela burocracia do uso de e-mail e etc.
Por fim, a rede social ainda tem uma característica muito marcante, que é a de “humanizar” as empresas. Por ela a empresa ganha personalidade; ela tem seu humor, opiniões sobre determinados assuntos e sua própria forma de linguagem.
Logo, os Fleets, além de garantirem um maior conforto em relação aos conteúdos postados pelos seus usuários, facilitam também a vida daqueles que usam a plataforma de maneira profissional, dando uma maior dinâmica as informações circuladas na plataforma e consequentemente, uma maior aproximação ao seu público alvo.