Google Maps: Como criar um mapa personalizado

Sobre a ferramenta

Google Maps é um serviço gratuito na web de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélites da terra fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google.

Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália e Brasil, dentre outros países. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outras.

Crie seu mapa

Uma das funções da ferramenta é a possibilidade de criar e personalizar mapas oferecidos pelo Google, o que é muito útil para pessoas que vão viajar e desejam criar um roteiro que podem acompanhar de maneira mais prática. Esta função tem o nome de My Maps e pode ser facilmente acessada dentro do site do Google Maps.

Antes de sair em uma viagem, vale a pena criar um mapa personalizado para poder facilmente encontrar o hotel, os pontos turísticos, restaurantes e muito mais, tudo em um local facilmente acessível. Dessa forma, você pode ver onde tudo está, ver quais lugares estão próximos uns dos outros que lhe servirão como um norte.

Passo a Passo

A Interface do Google Maps é bem simples e intuitiva, as instruções a seguir ajudarão a explicar basicamente todo o processo de criação de um mapa personalizado.

1- Primeiramente, deve-se acessar o site do Google Maps, na aba My Maps. Para seguir com a criação do mapa, basta clicar em “Iniciar” e inserir as informações da conta do Google.

2- A seguir, será apresentada uma interface com todos os mapas criados até o presente momento pelo usuário logado do Google. Para criar um novo, é só clicar em “+ Criar um Novo Mapa”, um botão vermelho na parte superior esquerda da tela.

Clicar em “+ Criar um Novo Mapa” dá início a um novo projeto.

3- Em seguida, será exibido o mapa récem criado ainda cru. Ao clicar na pequena caixa ao lado lado do escrito “Mapas Básicos” será possível escolher alguns tipos de mapas para melhorar a exibição conforme as características do projeto.

“Satélite” é uma ótima opção para mostrar os relevos vistos por Satélite.

4- Na caixa de pesquisa na parte superior da tela, basta digitar o nome da localidade que se deseja incluir no mapa e clicar no resultado mais acertado para a pesquisa.

Prática ferramenta de busca do Google também funciona no My Maps

5- Após achar o ponto certo, resta clicar no “+” ao lado do nome da localidade para adicioná-la a primeira camada.

6- Outras opções interessantes dentro da ferramenta é a de visualizar o mapa pronto, a de adicionar mais camadas para deixar o projeto mais dinâmico e a de incorporar o mapa em um site/publicação. Para efetivar a última escolha, será necessário clicar nos “três pontinhos” ao lado do título do projeto, “Incorporar a meu site” e copiar o link já selecionado.

Antes de concluir a incorporação, será necessário alterar as opções de compartilhamento.

7- Também é possível editar as características do seu local, como o ícone com a indicação do local marcado, a cor do ícone, foto ou vídeo para representar o local e ate mesmo uma breve descrição sobre aquela localização. Para editar essas características basta clicar no local marcado e nas opções que aparecem no rodapé da caixa de pré visualização do seu local.

Os desenhos que aparecem abaixo.

E assim nós criamos nosso mapa, com marcadores de onde ficam localizados os maiores estádios da América Latina e Europa, com foto e uma pequena descrição de quando foi inaugurado e sua capacidade total.

Vamos ver o resultado? Confira:

Write a Comment