Idosos no mundo digital

Será que o acesso a esse universo digital é restrito apenas às pessoas mais jovens ou é democrático, ou seja, para todos, inclusive as pessoas mais velhas?

por Fátima Tatiana

      

Que a tecnologia tem avançado cada vez mais e cada vez mais rápido, isso todos nós sabemos e não apenas sabemos, como também experimentamos o poder do mundo digital à nossa volta no nosso dia a dia. Seja no uso das mídias sociais, dos canais de comunicação e muitos outros. 

       Mas como será que os idosos têm acompanhado essas mudanças? Costumamos associar o mundo digital apenas a pessoas jovens ou nascidas nessa geração ultra tecnológica e esquecemos que por mais que as pessoas idosas pertençam a uma outra geração, eles estão inseridos nessa sociedade e acabam tendo que se adaptar.

       E adaptações não são fáceis, ainda mais quando não se tem auxílio de alguém que tenha mais entendimento e paciência. Isso faz com que muitos dos envolvidos percam o interesse ou se sintam desmotivados a revolucionar a própria vida e a questionar onde a tecnologia, as mídias e a própria internet podem ser úteis ou positivas.

Pesquisas apontam que a tecnologia pode ser uma aliada

      Segundo pesquisas, o uso da tecnologia entre as pessoas de mais idade pode trazer muitos benefícios e facilitar a vida dos mesmos. Andreia Almeida e Rosinara Rocha, autoras do artigo Mídias sociais e terceira idade: influencia na prática de atividade físicas e recreativas, citam que   “As tecnologia adquirem um papel de suma importância para o idoso, trazem consigo a quebra de barreiras com relação à utilização desta ferramenta, o que faz de seu uso um aliado, pois o torna independente”.

      Então, se alguma pessoa mais velha estiver com problemas para lidar com a tecnologia e com esse universo digital, tenha paciência, ajude. Pode ser de extrema importância que ela ingresse nesse mundo para ter mais contatos, afastar-se da solidão, se divertir e ficar antenada em tudo que acontece ao redor do mundo.  

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *