Livros hypados no Tiktok: O efeito manada

Você já entrou em uma livraria, ou no site da Amazon e na capa ou anúncio do livro tinha a seguinte frase “sensação do TikTok ” ?

Bom, isso se deve a um novo fenômeno das redes chamado booktok (junção de book -livro em inglês- e TikTok) . Em 2020, bem no auge da pandemia, leitores de todas as partes do mundo migraram para o Tiktok a fim de compartilhar seus gostos e suas melhores leituras; com isso, essa tag literária cresceu e fez com que certos livros entrassem nos mais vendidos do mercado.

As editoras, enxergando ali uma nova oportunidade, começaram a investir nas pessoas que mais rendiam visualizações enviando livros para serem divulgados, gerando um aumento significativo de vendas de livros, como “Os sete maridos de Evelyn Hugo” e ” A hipótese do amor”.

Influenciadores mostrando suas leituras no Tiktok

Além do aumento do número de leitores mais jovens, isso também gerou engajamento para autores e editoras que passaram a colocar o adesivo de “sensação do Tiktok” na capa de seus livros, fazendo com que assim, quando o consumidor ler essa frase já saiba que aquele livro foi lido por milhares de pessoas e, portanto, vale a pena ser comprado.

Por Luisa Souza

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *