Madvillainy: O crossover que marcou o Hip Hop para sempre.

Créditos da imagem: discogs.com

Se você frequenta fóruns, perfis em redes sociais ou blogs relacionados a música, você provavelmente já se deparou com essa icônica máscara do rapper britânico MF DOOM. Essa fotografia feita por Eric Coleman, foi utilizada na capa do álbum “Madvillany” (2004), sendo esse o trabalho colaborativo do produtor Madlib e do rapper já mencionado MF DOOM.

Ambos nomes já eram estabelecidos como grandes nomes para o rap e o hip hop, com Madlib (Otis Jackson Jr.) sendo um prestigiado produtor que já trabalhou com grandes nomes como J-Dilla, De La Soul e Mos Def, e MF DOOM (Daniel Dumile), sendo um aclamado rapper que era amplamente conhecido pela sua estética visual e músicas únicas no gênero.

A história desse álbum se inicia em meados de 2001, com a ação de Eothen “Egon” Alapatt, empresário de Madlib, que decidiu enviar por terceiros uma mixtape com beats instrumentais de Madlib que poderiam ser utilizados para a produção de um álbum. DOOM respondeu posteriormente, afirmando que amou as músicas e gostaria de trabalhar com Madlib na criação de um álbum.

Nos beats, Madlib utilizou samples de diversas áreas, incluindo trechos do documentário “The Documented History of the Fabulous Villains” (1989), efeitos sonoros do game “Street Fighter II” (1987), do filme indiano “Maha Chore” (1976) e de diversas músicas, destacando as brasileiras “Mariana Mariana” de Maria Bethânia e “Adormeceu” da banda O Terço. A produção do álbum durou do ano de 2002 até 2004.

O álbum foi recebido com enorme apreciação da crítica, que destacou as diversas jogadas experimentais tanto nos beats quanto nas rimas de DOOM. No Metacritic, álbum foi eleito como o melhor álbum de hip hop do ano e em outra lista, como o 5° melhor álbum de rap do século.

Para além disso, o álbum influenciou inúmeros outros rappers da nova geração como Joey Badass, Tyler, The Creator, Earl Sweatshirt e Danny Brown.

No dia 31 de outubro de 2020, MF DOOM veio a falecer aos seus 49 anos de idade por razões não divulgadas. Mesmo após essa perda irreparável para o gênero, o legado de MF DOOM e do álbum Madvillainy é grandioso e ainda segue sendo uma grande influência para rappers e produtores até hoje.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *