O crescimento da região de Viçosa (MG)

O município de Viçosa, localizado na Zona da Mata mineira, não ficou parado no século XX. Sendo uma região essencialmente voltada para a educação, seus espaços tiveram que se transformar com a sociedade e os jovens que migram na cidade. 

https://cdn.knightlab.com/libs/juxtapose/latest/embed/index.html?uid=a228d4a8-52a2-11ee-b5be-6595d9b17862

Morro do Café

Localizado no Bairro Vale do Sol da cidade de Viçosa, o morro se transformou em uma comunidade. 

Ginásio (Colégio do Carmo)

Primeiramente dirigido pelas Irmãs Carmelitas, era uma escola voltada exclusivamente a ensinar as normas da sociedade privada para as moças, era considerado referência de qualidade do ensino médio da região. Atualmente, conhecido como Colégio Carmo, fica localizado na Praça Silviano Brandão.

Antiga caixa d’água – Teixeiras

Anteriormente localizado na microrregião da cidade de Viçosa, hoje é emancipada e conhecida como Teixeira. A cidade é majoritariamente rural, trabalhando com agricultura, pecuária e exploração florestal.

Rio Casca 

Atualmente é um município próprio, desmembrado da cidade de Viçosa. A região banhada pelo Rio Casca cria várias cachoeiras em seu percurso e anteriormente o único meio de ir dela até as cidades era por meio da Estrada de Ferro Leopoldina. 

Fórum Leopoldina – Centro Cultural Mauro de Almeida

Onde se encontrava o antigo fórum hoje é referente à cidade Leopoldina, na região da Zona da Mata. Atualmente, o espaço cultural armazena a biblioteca municipal e ganhou também um ambiente para palestras, teatro e atividades lúdicas que beneficiam a cidade. 

Cachoeira da Laje

Localizada atualmente na cidade de Araponga, uma região que anteriormente fazia parte de um dos quatro distritos viçosenses. Faz parte de uma área de preservação ambiental dentro do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *