O mercado de smartphones: Uma briga de gigantes

Por: Leonardo Amorim, Gabriella Claro, Carolina Barreiros e Isabella Cardoso

Desde a chegada do Iphone em 2007, o mercado de smartphones vem crescendo e grandes empresas de tecnologia dominam esse campo.

Aqui você pode conferir um retrospecto das empresas que mais venderam smartphones no recorte de 2016 até 2021. Confira:

A dominância da China

Fora Apple (EUA) e Samsung (Coréia do Sul), todas as empresas que aparecem no ranking são chinesas. O grande mercado interno e facilidade de exportação para países subdesenvolvidos como Brasil e índia, que tambem possuem um mercado gigantesco, possibilitam à essas empresas alcançarem um público que as outras não conseguem alcançar com seus aparelhos que são considerados mais “premium“.

O caso da Huawei

Sede da Huawei em Shenzhen na China.

A empresa chinesa chegou ao segundo lugar no ranking de vendas de smartphones em 2018, teve um decréscimo considerável após o presidente dos Estados Unidos, na época Donald Trump, impor sanções econômicas à China. Dessa forma a Huawei ficou impedida de fazer parcerias com empresas como a Google, que faz o sistema dos celulares Android. Assim, a Huawei precisou desenvolver seu próprio sistema operacional e acabou perdendo vários usuários que temeram perder acesso a seus aplicativos.

O futuro

Os analistas de mercado esperam que as vendas de smartphones aumentem com a chegada da tecnlogia 5G. No Brasil, após uma queda de 6,1% em relação 2020, foram vendidos 45,8 milhões de aparelhos em 2021, era esperado um aumento de vendas em 2022, mas a previsão foi revista devida a crise de semicondutores necessários para a fabricação dos dispositivos. Ao passar da crise, é esperado um aumento das vendas no Brasil e no mundo.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *