O que é Big Data?

Big Data é a análise e interpretação de grandes volumes de dados dos mais variados tipos, sendo eles estruturados e não-estruturados. Essas ferramenta de análise são implementadas num contexto em que visa fornecer informações aos negócios, permitindo que tomem decisões e quais caminhos adotar. Por esse motivo, Big Data, é amplamente explorada em estratégias de marketing na Era da Informação.

O profissional de TI vai utilizar soluções em Big Data para analisar esses dados não-estruturados e em grande velocidade, que podem ser posts no Facebook, tweets, fotos, vídeos e aquilo que você escreve na barra de pesquisa do Google.

As ferramentas de armazenamento de Big Data é diferente dos dados comuns. Isso porque não precisa só de uma capacidade de armazenar grandes volumes, mas precisa haver uma elasticidade para armazenar dados que se tornam grandes em pouco tempo. Além de ser capaz de aceitá-los nos mais diversos formatos.

Os 5 Vs do Big Data

O Big data pode ser definido em 5 aspectos fundamentais: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. Os três primeiros Vs dizem respeito à grande quantidade de dados não-estruturados que devem ser analisados em grande velocidade.

A Veracidade se refere à qualidade dos dados obtidos, já que o sucesso desse tipo de análise depende de dados confiáveis. O Valor, está relacionado ao retorno que esses dados obtidos vão gerar à empresa. É importante pensar que as instituições analisam os benefícios desses dados antes de investir nessas solução.

Exemplo de uso de Big Data

Pode-se dizer que empresas como Netflix, Amazon e Spotify usam Big Data para tentar traçar um perfil dos usuários e ser capaz de descobrir seus gostos e interesses. Podendo assim recomendar filmes , músicas e produtos com uma grande chance de ser justamente aquilo que o usuário procura.

Painel no Rio de Janeiro que utiliza dados de Big Data do Waze para estimar o tempo de trajetos pela cidade (Fonte:Divulgação/Prefeitura do Rio de janeiro)

Atualmente, Big data também é usado para mapear o tráfego e prever engarrafamentos e até localizar um local de possível acidente de trânsito.

Para finalizar, trago esse vídeo do Nerdologia que é bem didático sobre o assunto:

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *