O que é um viral?

Você pode não conhecer o termo, mas, com certeza, já se deparou por aí com um exemplo de vídeo viral. Quem nunca assistiu ao clipe de “Gangnam Style” ou, mais recentemente, cruzou no YouTube ou TikTok com o vídeo de quatro indivíduos icônicos carregando um caixão enquanto mandam um passinho?

Sim, a música com certeza deve ter tocado na sua mente.

Segundo a EBC – Empresa Brasil de Comunicação,

“Viral é um termo que surgiu junto com o crescimento do número de usuários de blogs e redes sociais na internet. A palavra é utilizada para designar os conteúdos que acabam sendo divulgados por muitas pessoas e ganham repercussão (muitas vezes inesperada) na web.

O termo é relacionado a palavra vírus (de computador ou doença), já que as pessoas chegam a compartilhar o conteúdo viral quase que inconscientemente. A palavra viral deu origem a outros termos como viralizar, viralizou e efeito viral (utilizado pelo Facebook para mensurar o quanto um conteúdo de uma página foi compartilhado).”

Qualquer conteúdo online consegue se tornar um viral, ainda que, na maioria das vezes, isso aconteça com vídeos. Desde momentos engraçados a músicas grudentas e edições divertidas, tudo tem potencial para conquistar a Internet. Aliás, basta o momento certo e a hora certa para esse sucesso acontecer, mas vale lembrar que isso pode ser instantâneo, como essa “briga” que ganhou o Twitter Brasil no ano passado:

…Ou levar anos para se alastrar, como aconteceu com a revisitação da música ‘Plastic Love’, da cantora Mariya Takeuchi. O single, assim como a maior parte da discografia de Mariya, fez muito sucesso no Japão nos anos 70 e 80.

A canção viralizou no ocidente depois de ter sido carregada no YouTube no final de 2010 e, popularizada no exterior através de movimentos como o vaporwave e o future funk, recebeu mais de 26 milhões de visualizações somente em setembro de 2019.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *