Porquê os carros cresceram tanto ao longo dos anos?

Já reparou que ao longo dos anos os carros cresceram?

Saímos de carros compactos dos anos 80/90 como os veteranos Uno e Chevette que mediam: 3,64m de comprimento com 1,55m de largura e 4,12m de comprimento com 1,55m de largura respectivamente. Para brutamontes que esbarram nos 5m.

Chevette DL x Uno Mille em comparativo pelo AutoEsporte

Estranho pensar nisso sem pensar que as ruas das cidades não cresceram muito ao longo dos tempos, é seguro dizer que com as construções no passar do tempo as ruas tenham diminuído sua largura.

Rua Joel Carlos Borges em São Paulo

Aqui vemos um exemplo de uma rua em São Paulo que devido ao fluxo de pedestres que invadiam as ruas por falta de calçadas, a prefeitura resolveu estreitar e fazer “Pedestrevias” (alô Prefeitura de Viçosa).

Então para quê esses gigantes se não temos espaços?! Boa pergunta, mas a resposta é simples: Conforto!

Você não terá o mesmo conforto de um BMW num Uno (nada contra meu amigo), por isso os carros cresceram, para ter mais espaço para os braços, pernas, para que uma viagem possa se transformar num passeio. Com isso os carros ficaram mais pesados também e para suprir esse peso temos carros cada vez mais potentes nas ruas, potência essa que não faz tanta diferença assim nos centros urbanos mas que facilita a vida nas ultrapassagens.

Acima temos um exemplo clássico que é o Série 3 da BMW, que em sua versão mais potente em 1980 possuía 141hp de potência mas apenas 1110kg, mas que agora em 2022 em sua versão mais potente possui 369hp porém 1710kg, que representam 600kg a mais em cima do projeto inicial, que seria o peso de 7 adultos de 80kg e uma criança de 40kg à bordo. Sempre imaginamos o futuro com carros voadores, mas já parou pra pensar em carros com peso de caminhão? Não?! Acho melhor ir se acostumando com a idéia.

  • Davi Venâncio
  • Lavínia Rezende
  • Marcos Geovane
  • Wallace Dias

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *