O que são QR Codes?
O QR Code é um símbolo bidimensional (2-D), criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave com o principal objetivo de ser um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura.
O QR Code ou Quick Response Code pode conter informação tanto na vertical bem como na horizontal, daí o termo bidimensional. Devido a esta característica os códigos QR possibilitam armazenar centenas de vezes mais dados que os tradicionais códigos de barras.
Onde surgiram?
Os QR Codes tiveram origem em 1994 no Japão e foram criados pela empresa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota, para facilitar o processo de catalogação dos componentes para automóveis.
Após os códigos de barras se tornarem populares devido à velocidade de leitura, os códigos 2-D surgem também para responder à necessidade de códigos capazes de armazenar mais informação, mais tipos de caracteres e poderem ser impressos num menor espaço.
A sigla QR vem do termo Quick Response ou Resposta Rápida e está associado ao fato destes códigos poderem ser lidos e decodificados eletronicamente em alta velocidade.
Como são utilizados?
Após algum tempo, as empresas começaram a explorar novas formas de utilização dos QR Codes e o seu uso comercial estabeleceram-se em várias partes do mundo.
Com o atual avanço da tecnologia nos telefones e tablets e a popularização da Internet móvel, os QR Codes são em grande parte utilizados para ações de marketing. Na tentativa de ligar o mundo físico ao mundo online, os QR Codes mostram-se eficazes na promoção interativa de marcas e produtos junto dos utilizadores de dispositivos móveis.