SPAM

Podemos considerar SPAM qualquer mensagem eletrônica que recebemos sem que tenhamos permitido ou expressado intuito em recebê-la. Muito comuns em e-mails, redes sociais e SMS, é preciso estar atenta aos seus possíveis efeitos para garantir segurança no mundo digital.

Como identificar SPAM

Os spammers visam a divulgação em massa de mensagens geralmente com a finalidade de vender um produto ou serviço, entretanto esse propósito pode assumir outras formas como aplicações de golpes financeiros ou compartilhamento de histórias falsas.

Características de SPAM:

  • PROPAGANDA APELATIVA: são ofertas e chamadas exageradas que te pressionam a comprar um produto por um preço “imbatível”.
  • OFERTA DE PRODUTOS “MILAGROSOS”: o produto ofertado no SPAM promete efeitos rápidos e fáceis que você só pode alcançar pela compra dele.
  • REMETENTE OBSCURO: uso de e-mails e links com palavras e letras aleatórias ou que fazem referências a pessoas e instituições inexistentes.
  • AVISO DE QUE NÃO SE TRATA DE SPAM: é uma estratégia utilizada para enganar o usuário de que aquele conteúdo é seguro.
  • NOTÍCIAS SENSACIONALISTAS: teorias conspiracionistas, histórias alarmantes com imagens sensíveis, boatos envolvendo pessoas famosas e forte apelo emocional são utilizados para difundir mentiras.

Evite clicar em links de e-mails suspeitos e repassar mensagens com características de SPAM.

Utilize ferramentas como o botão excluir, pasta de SPAM, bloqueio de remetentes obscuros e canais de denúncia para garantir sua segurança na vida digital.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *