Stories no Instagram: funcionalidades e dicas de ouro!

O Instagram é uma plataforma de publicação de imagens que nasceu em 2010. Em 2016, foi habilitada uma nova ferramenta, o Instagram Stories, inspirada na famosa rede social Snapchat. Hoje, vamos discutir sobre o que é essa ferramenta, como ela funciona e algumas dicas para criar stories de sucesso por aí!

O que é e para que serve?

O Instagram Stories é um recurso para criar imagens e vídeos instantâneos e tem como objetivo estreitar as relações entre o usuário do app e seus seguidores, com interações do tipo mais “improvisadas” e imprevisíveis. Sua dinâmica preza pela rapidez, por isso, eles ficam disponíveis apenas por 24 horas. Em 2018, já era utilizado por mais de 400 mil pessoas todos os dias!

Por meio dele, é possível tirar fotos, enviar fotos da galeria, gravar vídeos (até 15 segundos por story) e até realizar transmissões ao vivo, sozinho ou com mais um usuário do Instagram. São diversos tipos de conteúdos postados nos stories diariamente e eles podem ser divididos em:


Vídeos: É o tipo de conteúdo que mais explorado pelos usuários. Usados por aqueles que têm mais facilidade de se soltar em frente a câmera, para registrar o dia a dia e também realizar “publiposts” para marcas.


Fotos: As fotografias ainda são muito recorrentes, possibilitando o uso dos infinitos efeitos. Desse modo, ela se torna um grande atrativo para o engajamento do perfil.

Frases: Imagens com frases são um tipo de conteúdo que aumentam bastante a audiência, por isso, cai cada vez mais no gosto dos usuários da rede social.


Ofertas: Muitas empresas utilizam os stories como forma de alavancar as vendas de seus produtos e publicam ofertas para chamar a atenção dos seguidores. As marcas com mais de 10 mil seguidores podem adicionar o link do seu produto para direcionar à página de compra.

Como funciona?

Os stories das pessoas que você segue ficam dispostos na parte superior do aplicativo, como na imagem abaixo. Para assistí-los, basta clicar no círculo com a foto de cada um:

Parte superior do aplicativo Instagram

Quem pode ver seus stories são todos os seus seguidores e outros usuários que acessarem seu perfil, caso ele seja aberto ao público. Você pode ocultá-los de qualquer pessoa para manter sua privacidade ou deixá-los salvos permanentemente em seu perfil, por meio dos “Destaques”.

Ocultar seu story de outros usuários

Outra opção da ferramenta são os “Amigos Próximos”, que permite que você publique os conteúdos apenas para pessoas que você possui mais intimidade, ou caso queira fazer um grupo “vip” para trocar informações mais aprofundadas sobre um determinado assunto. Basta selecionar o botão verde para publicar.

A plataforma disponibiliza muitas funcionalidades para os stories e várias formas de editá-los. É possível utilizar a câmera ou a galeria de fotos na hora da publicação, desenhar e escrever, usando muitas cores e fontes diferentes. Também é possível aplicar filtros, gifs, localização, hashtags, horário, temperatura, música e mencionar os amigos ou empresas.

Ferramentas disponíveis no Instagram Stories

Durante a criação do story, ainda é possível adicionar uma série de ferramentas de interação para que seus seguidores interajam com você. É possível realizar enquetes, testes, contagem regressiva para algum evento ou data especial, e colocar uma caixa para que os seguidores façam perguntas a você. Veja alguns dos exemplos abaixo:

Além de simples, o Instagram Stories possui uma infinidade de possibilidades de edições e formatos, e vem sendo atualizado constantemente com novos recursos! É uma ferramenta promissora!

Essa ferramenta é muito utilizada atualmente para compartilhar a rotina de pessoas e de empresas, com isso, ela acaba se tornando um meio muito útil para vendas! Confira como arrasar nos stories do Instagram:

10 dicas de ouro para fazer sucesso nos stories do Instagram!

  1. Pessoas interagem com pessoas, portanto, dê preferência por usar fotos ou gravar vídeos instantâneos;
  2. Utilize, sempre que possível, as ferramentas de interação para que seus seguidores possam participar e interagir com você;
  3. Se tiver interesse em ser influenciador digital ou promover sua marca, faça pelo menos 3 stories por dia;
  4. Use e abuse dos CTAs (call-to-actions) para induzir o público a responder seu story por direct ou interagir através das ferramentas;
  5. Inclua hashtags que tenham a ver com o tema que você está abordando e adicione sua localização. Elas direcionarão seu conteúdo para mais pessoas que tenham os mesmos interesses ou que estejam no mesmo local que você;
  6. Utilize filtros! Desde os mais engraçados, até aquele que prometem uma verdadeira “harmoniação facial”, eles podem contribuir para que você deixe sua identidade de marca ainda mais marcante! Hoje, é possível criar seu próprio efeito!
  7. Quer usar uma cor que não está disponível nas cores sugeridas? Aperte e segure qualquer uma delas e um gradiente abrirá!
  8. Quer pintar o fundo da imagem com uma cor sólida? Selecione a cor desejada e aperte e segure na imagem!
  9. Quer atingir mais pessoas? É possível pagar o Instagram para que ele mostre seu story para mais pessoas através do Instagram Ads ou até mesmo pelo Facebook Ads. É muito usado para vender produtos e serviços!
  10. Ao abrir seu story e deslizar a tela para cima, é possível ver todos que assistiram a ele. Além disso, alguns dados são apresentados, como o alcance (quantas contas do Instagram viram seus stories) e as impressões (quantas vezes o seu story foi visto, independente da quantidade de contas);

Gostaram? Se sim, corra para fazer o seu story no Instagram usando a hashtag #AulaDoMazetti!

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