Apenas um terço do mundo á alguns…

37% da população global não tem acesso a internet, assim, um terço da população mundial não vive o real mundo por completo.

Um recente estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT) mostrou que cerca de 2,9 bilhões de pessoas não tem acesso as redes. Tal situação é preocupante, uma vez que a internet tem sido fundamental para o cidadão no mundo atual.

Em março de 2020 chegou a ser enquadrada nos direitos fundamentais descritos no artigo 5º da constituição brasileira. É necessária para atuar democrática e socialmente, afinal se faz imprescindível no trabalho, no estudo, para o acesso a informações, para manifestar opiniões, necessidades e até para meios de lazer.

Dessa forma o não acesso a rede, é também, não acesso a oportunidades, a cultura e conhecimentos dos mais variados. Por isso quando falamos de indivíduos sem acesso a elas estamos lidando com pessoas vivendo apenas um terço do mundo ao seu redor.

” A internet é a tecnologia que move o mundo”

Esse pequeno trecho do jornal TV Brasil de maio de 2020 nos mostra como essa necessidade é no Brasil e também fala um pouco sobre suas consequências. Quando falamos que tirar internet é retirar dois terços do mundo dessas pessoas, é literalmente deixa-las sem estudo e trabalho, como foi feito durante a pandemia com aqueles que não tinham condições.

Assim é perfeitamente possível vermos como o desenvolvimento tecnológico em mundo desigual apenas aumenta a disparidade do cenário e exclui os menos favorecidos.

COM 270 | Comunicação Social/Jornalismo | UFV

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *