Título: Discurso midiático e copa do mundo: A representação da seleção brasileira pelo globoesporte.com
Autor: Daniel dos Santos Leite
Período: 2010-2
Orientador: Rony Petterson Gomes do Vale
Co-orientador: Carlos Frederico de Brito d‟Andréa
Resumo: Nosso trabalho nesta pesquisa é a captação dos juízos de valor no discurso do site Globoesporte.com na representação da Seleção Brasileira de futebol durante a Copa do Mundo de 2010. Verificamos de que forma a equipe é supervalorizada pelo portal, submetido à linha editorial das Organizações Globo, notadamente otimista em relação ao futebol nacional. Para tanto, utilizamos o aparato teórico e metodológico da linha francesa da Análise do Discurso, fundamentando-nos na Teoria Semiolinguística, de forma a atribuir caráter científico à apreensão da subjetividade. Delineamos, ainda, o perfil dos textos que compõem o corpus de análise e recorremos a postulados sobre questões fundamentais à compreensão do estudo, como as características do suporte (internet) e peculiaridades da imprensa esportiva. Em seguida, apresentamos as teorias sobre Análise do Discurso e Discurso midiático, não deixando de discutir conceitos importantes, como o contrato de informação midiática. A análise foi balizada pela adequação dos textos e das informações a que temos acesso aos pressupostos teóricos. Parece-nos óbvio que, pelo vínculo emocional com o país, a Seleção Brasileira recebe mais atenção do site. Mas de que maneira? Até que ponto? Este estudo esboça respostas a essas perguntas.
Palavras-chave: Copa do Mundo, Discurso midiático, Seleção Brasileira, Teoria Semiolinguística, Webjornalismo