Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Facebook, produção de subjetividade e performance da autenticidade

Título: Facebook, produção de subjetividade e performance da autenticidade

Autor: Gabriela Dalton Furtado de Mendonça

Período: 2015-2

Orientador: Henrique Moreira Mazetti

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de propor um debate a respeito dos modos de construção dos perfis dos usuários do Facebook levando em consideração a autenticidade pessoal de cada um. A criação e a manutenção de perfis pessoais nos sites de redes sociais como o Facebook contornam o problema da distância física entre os usuários da rede, mas exigem que os indivíduos construam representações de si, uma atividade mais complexa e multifacetada do que uma simples autodescrição aparenta ser. Para questionarmos qual importância dada à autenticidade nesses processos e quais significados ela assume na plataforma do site, nos apoiamos em uma revisão bibliográfica sobre sites de redes sociais, processos de subjetivação no ambiente online e o ideal de autenticidade; também foi feita uma análise de todas as possíveis ferramentas que o Facebook oferece para uma construção autêntica dos perfis pessoais; e entrevistas com usuários da plataforma online a respeito do modo como eles se apresentam no site, o que eles pensam sobre as personas que eles constroem e como interpretam as representações identitárias das pessoas que eles possuem em suas redes de contato. Finalizando, apresentamos nossas considerações frente ao resultado das análises.

Palavras-chave: Facebook; autenticidade; subjetividade

Next Post

Previous Post

© 2024 Jornalismo | UFV

Theme by Anders Norén