Autor: Paula Fernandes Giuseppe Carvalho
Período: 2014-2
Orientador: Henrique Moreira Mazetti
Resumo: A dinâmica entre fãs e meios de comunicação online é objeto de estudos e análises dentro da academia há tempos. Autores brasileiros e internacionais discutem a participação do fã, admirador de seja qual for o produto cultural, na conjuntura virtual. Porém, não só de intervenções e manifestações em prol do objeto de fanatismo se baseiam a reunião online dos fãs. Os fandoms cada vez mais se segmentam em grupos, sejam em rede sociais ou em aplicativos multifuncionais. Transformam-se, então, em conjuntos de pessoas que compartilham não só um gosto em comum, mas também princípios, valores e opiniões semelhantes e as querem dividir com quem as compreendam. Com os avanços tecnológicos, as distâncias foram eliminadas como problema e o contato entre tais pessoas é facilitado, fazendo de conexões superficiais mais próximas, modificando laços fracos para fortes. A relação entre os fãs e o produto cultural e entre eles mesmos revelam características dessa forma de agrupamento cada vez mais pessoal que começa a ascender nas práticas de compartilhamento em rede. Para exemplificar esses processos, os fãs da série de TV americana Glee foram estudados, por meio de etnografia virtual. O grupo do Facebook, Glee Brasil, e do aplicativo WhatsApp, Musiglee’k, ilustram as relações construídas tanto entre os fãs e o produto cultural quanto entre eles mesmos, dentro do ambiente online.
Palavras-chave: Fãs, Internet, Relações, Glee, Etnografia Virtual