Título: HuffPost Brasil e a difusão da cultura terapêutica no jornalismo digital
Autor: Caroline Andrade Santos Bacelar
Período: 2015-2
Orientador: Henrique Moreira Mazetti
Resumo: A presente pesquisa desenvolve os conceitos de jornalismo de autoajuda (FREIRE FILHO; 2010, 2011) e cultura terapêutica (RIEFF, 1990[1966]) no ambiente online, mais especificamente na produção noticiosa do webjornal brasileiro HuffPost Brasil. O principal objetivo deste trabalho é entender qual espaço é oferecido ao jornalismo de autoajuda na linha editorial do jornal digital e no consumo dessas matérias pelos leitores. Há, no decorrer do texto, a problematização sobre a possível preferência pelas notícias que focam na vida privada do leitor em detrimento do que se convencionou a chamar de “função social e pública do jornalismo”. A hipótese que permeia esta pesquisa refere-se à utilização das matérias de aconselhamento pelo HuffPost Brasil a fim de ampliar seu público através das práticas de compartilhamento de notícias via sites de redes sociais.
Palavras-chave: Jornalismo digital; Cultura terapêutica; Jornalismo de autoajuda