Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

JOGOS PÓS-APOCALÍPTICOS E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONTEMPORANEIDADE E SOBREVIVÊNCIA EM THE LAST OF US 2

Título: Jogos pós-apocalípticos e experiência estética: contemporaneidade e sobrevivência em The Last of Us 2

Autor: Thiago de Paula Fernanes

Período: 2022-1

Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra

Resumo: Esta monografia tem como objetivo investigar os jogos pós-apocalípticos sob a perspectiva da experiência estética, no contexto proposto pelo game The Last of Us 2. Para isso, serão mobilizadas argumentos conceituais de Koselleck (2006) e Gumbrecht (2014) sobre a produção de presença e a crise da modernidade, bem como a exposição de estudos de afetos de Moriceau (2016) atrelada à moralidade socrática trabalhada por Arendt (2005), noções teóricas que serão apresentadas através da experiência estética de Dewey (1980). Como metodologia, o primeiro capítulo portar-se-á sobre a perspectiva indiciária de José Luiz Braga ao passo que o segundo será desenvolvido conforme a virada afetiva trabalhada por Jean-Luc Moriceau. Como resultados, a monografia apresenta dois grandes debates sobre os jogos pós-apocalípticos, tomados pela comunicação: a) um, compreendendo o jogo como fenômeno que evidencia a crise da modernidade sob aspectos do cotidiano; b) outro, com foco na problematização de uma ética da sobrevivência mediante a detonação de forças emocionais em relação às alteridades experimentadas.

Palavras-chave: jogo; experiência; afetos; contemporaneidade; alteridade.

Next Post

Previous Post

© 2024 Jornalismo | UFV

Theme by Anders Norén