Autor: Thiago de Paula Fernanes
Período: 2022-1
Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra
Resumo: Esta monografia tem como objetivo investigar os jogos pós-apocalípticos sob a perspectiva da experiência estética, no contexto proposto pelo game The Last of Us 2. Para isso, serão mobilizadas argumentos conceituais de Koselleck (2006) e Gumbrecht (2014) sobre a produção de presença e a crise da modernidade, bem como a exposição de estudos de afetos de Moriceau (2016) atrelada à moralidade socrática trabalhada por Arendt (2005), noções teóricas que serão apresentadas através da experiência estética de Dewey (1980). Como metodologia, o primeiro capítulo portar-se-á sobre a perspectiva indiciária de José Luiz Braga ao passo que o segundo será desenvolvido conforme a virada afetiva trabalhada por Jean-Luc Moriceau. Como resultados, a monografia apresenta dois grandes debates sobre os jogos pós-apocalípticos, tomados pela comunicação: a) um, compreendendo o jogo como fenômeno que evidencia a crise da modernidade sob aspectos do cotidiano; b) outro, com foco na problematização de uma ética da sobrevivência mediante a detonação de forças emocionais em relação às alteridades experimentadas.
Palavras-chave: jogo; experiência; afetos; contemporaneidade; alteridade.