Título: Lugar de mulher: O trabalho feminino segundo a revista Nova
Autor: Daniela Pinheiro Fonseca e Silva
Período: 2010-2
Orientador: Maurício de Medeiros Caleiro
Resumo: Os meios de comunicação de massa são importantes mediadores das relações sociais. Os padrões de comportamento difundidos por eles influenciam e são influenciados pela sociedade. Dentro desta perspectiva, pretende-se analisar como a revista Nova aborda a inserção do gênero feminino no mercado de trabalho formal. Na sociedade contemporânea, a mulher ganha importância como ofertadora de mão-de-obra e também como consumidora. Tal fato é observado na análise de conteúdo feita das reportagens publicadas na seção Carreira da revista Nova. Esta publicação é uma das mais importantes no segmento de imprensa voltada para o público feminino. Ela pertence ao grupo Cosmopolitan e é editada no Brasil desde a década de 1970. Nova tem como público-alvo mulheres adultas da classe média à alta, justamente as que se destacam no mercado de trabalho formal. As matérias publicadas pela revista falam de uma mulher que deseja ter sua importância reconhecida no mundo do trabalho formal.
Palavras-chave: Jornalismo; gênero feminino; mulher; trabalho; revista Nova