Jogos indies na linha de frente
A BGS (Brasil Game Show), chega ao seu terceiro dia de evento, talvez o mais cheio até agora segundo as impressões da nossa equipe, sendo um dia marcado por mini campeonatos promovidos por vários estandes, inclusive Indies, além da tradicional BGC, a Brasil Game Cup, que acontece todos os dias. Mais ainda, também aproveitamos para experimentar alguns jogos e conferimos o resultado da produção do Brasil Games Jam, onde alguns estudantes de programação de jogos foram desafiados pelo Banco do Brasil a produzir um game em 48 horas.
Se aventurando pela Avenida Indie da feira, nosso time se deparou com um campeonato de Gang Beasts, que é um divertido jogo de luta no qual o objetivo é jogar o adversário para fora da arena, o que acabou fechando o corredor da Avenida Indie pelo número de pessoas interessadas. Também estavam acontecendo pequenos campeonatos de CS:GO no estande da Razer e de LOL nos estandes da HyperX, destaque para as meninas campeãs da BGC de CS:GO feminino, a OpTic Brasil.
Ainda na Avenida Indie, a brasileira Behold Studios, produtora dos famosos Chroma Squad e Knights of Pen and Paper, trouxe uma prévia de Out of Space, um jogo em que o objetivo é a sobrevivência. Porém, temos que lidar com a dificuldade de limpar o lugar que já é habitado por alienígenas que te atacam enquanto você tenta organizar o espaço. O game ainda está em sua fase Pré-Alpha e, segundo os desenvolvedores, deve ser lançado em 2019 para PC, Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch.
A Bloober Team compareceu mais uma vez ao evento trazendo 2 títulos: Layers of Fear e Observer, com a novidade de poderem ser jogados na plataforma do Nintendo Switch. E em conversa com a nossa equipe, o time polonês responsável pelo game explicou que o foco dos jogos não é no estilo de terror hardcore, mas sim no terror psicológico, por isso a preocupação com o ambiente e o envolvimento do jogador com a história têm sido o principais focos da empresa. Já sobre o Brasil, a galera da Bloober disse sentir um público viciado nesse gênero e que sempre recebe de braços abertos as ideias malucas da empresa – como focar o game na perspectiva de um pintor – e isso é um grande incentivo para que eles continuem retornando ano após ano no evento.
Na Brasil Game Jam tivemos a oportunidade de experimentar jogos desenvolvidos em apenas 48 horas. O objetivo era fazer um game educativo que envolvesse educação financeira, mas que ao mesmo tempo fosse lúdico. A decisão será feita inicialmente entre 10 equipes, que serão votadas pelo público até que restem apenas 5. Obviamente, não esperamos que as produções fossem perfeitas, mas encontramos propostas bem interessantes sobre as quais iremos nos aprofundar quando for escolhida a equipe campeã, então não deixe de nos acompanhar.
NG Review: Lenin the Lion
Lenin The Lion é um jogo indie brasileiro idealizado por João Bueno, que também produz toda a arte e programação. Logo, o game foi praticamente desenvolvido por apenas uma pessoa! A maior dificuldade encontrada por Bueno foi na hora de fazer a trilha sonora, o que o levou a contratar um músico para produzir faixas exclusivas para o jogo.
Com um estilo 8-bit programado a partir do software RPG Maker, Lenin The Lion tem como grande inspiração o jogo Undertale. A possibilidade de fazer escolhas ruins, neutras ou boas que impactam diretamente no rumo da história foi uma grande marca desse jogo de 2015, e também é presente no indie brasileiro.
O jogo conta a história de Lenin, um leão albino que sofre muito bullying por parte dos outros leões por causa da sua condição. E pra complicar mais ainda, Lenin sofre de problemas como ansiedade e depressão. A demo do jogo, embora muito curta, consegue mostrar bem essa vibe do jogo, permitindo o jogador fazer algumas decisões significativas.
Para aqueles que gostam de jogos focados em história e tomada de decisões, Lenin The Lion é um jogo que vale a pena ficar de olho. Já para os que preferem ação e uma jogabilidade mais enérgica, talvez não seja o game ideal, visto que o jogo não tem combate. O criador, João Bueno, tem por meta terminar o jogo até a metade de 2019 para então lançá-lo na Steam.