Da pesca à pintura

Da pesca à pintura

Quarto dia de BGS e muitas novidades rolando! O dia foi marcado por campeonatos de vários jogos pela Brasil Game Cup, a premiação final da Brasil Game Jam, competições amadoras em grandes estandes e claro, a presença das grandes empresas de game e das maiores estrelas da internet.

Nossa equipe acompanhou todos os dias da Brasil Game Jam, a maior competição de produção de jogos eletrônicos do país. Foram dez equipes, com três participantes cada, disputando entre si para produzir um jogo sobre o tema “Educação Financeira” – tendo crianças de dez anos como público alvo –  e que foi escolhido pelo Banco do Brasil, patrocinador do evento esse ano. Por meio de conversa com os participantes, sentimos um pouquinho da pressão que é ter apenas 48 horas para produzir um jogo e o quanto isso os obriga a serem criativos e sucintos em tempo mínimo.

Tudo começou na quarta-feira, às 15 horas, quando foi dada a largada para que todas as equipes começassem os trabalhos. Exatos dois dias depois o cronômetro encerrou e as equipes expuseram suas produções para o público, o qual votou e decidiu os cinco melhores que passariam para a fase final.

Em conversa com a organização da Brasil Game Jam, foi esclarecido que a banca avaliadora se baseou em alguns conceitos para avaliar os finalistas: adequação ao tema, qualidade gráfica, mecânica e pertinência ao público alvo. Sendo assim, às 16 horas, após um crivo de jurados especialistas no assunto, a equipe “Geléia de Fog” foi confirmada como campeã da competição, com o jogo “Pescador de Sonhos”.

O jogo se trata de um simulador de pescaria que tem o intuito de ensinar o básico sobre investimentos utilizando uma mecânica de upgrades em sua vara de pesca e investimento em pérolas. A narrativa do jogo se baseia na vontade da personagem de comprar um barco, mas que com a falta de dinheiro acaba alugando um pequeno bote para tentar arrumar o capital para o nosso próprio navio. Ao pescarmos, ganhamos certa quantia de dinheiro dependendo daquilo que você pega, que podem ser algas, peixes ou baús de tesouro. E esse dinheiro pode ser investido em melhorias de sua vara de pesca e linha, te possibilitando ganhar mais ou sendo apenas uma melhoria que não serve para nada e apenas toma seu dinheiro, assim mostrando que nem sempre é útil você gastá-lo.

Além disso, no game existe a mecânica de investimento em pérolas na qual você investe algumas moedas e a cada rodada o preço dessa pérola aumenta, assim ensinando você a como poupar seu dinheiro. Por fim, jogo faz você tomar conta a todo momento de sua carteira pelo fato de que a cada cinco dias o aluguel de seu bote de pesca será cobrado, então não se pode investir tudo em melhorias de equipamento e muito menos em investimentos.

NG Review: Layers of Fear

Nossa equipe esteve na presença da galera da Bloober Team, um estúdio polonês focado exclusivamente em jogos do gênero horror. Testamos hoje o Layers of Fear e Katarzyna Cieszyńska, a chefe administrativa da empresa, nos contou que a temática do jogo foi baseada em dramas psicológicos de grandes artistas.

O game tem como personagem um pintor e seu objetivo é completar o seu quadro. A maneira como é construído o terror psicológico é magistral, pois o game tenta te cansar por meio de puzzles e te fazer duvidar do que está vendo por conta de eventos estranhos que só ocorrem caso você interaja de maneira correta com o ambiente, como o surgimento de uma sala a sua esquerda caso você vá ate o final do corredor e olhe para uma luz que não deveria estar ali, por exemplo. Em diversos momentos essa mecânica acaba lembrando o que ocorre no jogo Antichamber, mas o universo sombrio, macabro e fantástico de Layers of Fear te passa uma sensação assoladora que só pode ser experimentada pelo seu gameplay.

Apesar de seus desenvolvedores reforçarem a ausência de jump scares, ainda temos alguns casos isolados em que fazem uso desse método, já bem saturado por conta do uso extensivo em outros jogos do gênero, de se gerar medo, como em dois momentos no início da gameplay nos quais ao abrirmos uma porta, uma boneca enforcada cai na nossa frente, e num momento pouco mais a frente onde ao tentarmos abrir uma porta, tudo pisca, as cores são embaralhadas e vemos um vulto pela fresta criada.

O jogo é extremamente cativante, consegue te manter preso naquele mundinho de maneira que te deixa desnorteado quando se volta para a realidade. Para nossa equipe, a experiencia foi incrível!

Equipe New Game

Deixe sua mensagem