Os desafios da inclusão no mundo dos games

Os desafios da inclusão no mundo dos games

Os games são capazes de despertar fortes emoções nos seus jogadores, além de estimular a criatividade, estratégia, coordenação motora e até a aprendizagem em diversas áreas. Porém, essa não é uma oportunidade para qualquer um. As pessoas com necessidades especiais infelizmente ainda não estão tão perto de poder sentir o mesmo.

Atualmente, há necessidade de inserir políticas inclusivas em ambientes diversos, e isso não é diferente no mundo dos games. Os jogos online estão se tornando grandes ambientes de desenvolvimento humano e social, mas ainda assim as grandes empresas desenvolvedoras ainda não conseguiram atingir um nível de inclusão homogêneo de pessoas com necessidades especiais.

Já existem algumas soluções para isso,como por exemplo, os MUDs (Multi User Dungeon), que são jogos textuais, com descrição de cenário, objetos, monstros etc. O Valinor, é um RPG inspirado na saga Senhor dos Anéis, que se encaixa nessas condições. Por ser um jogo inteiramente textual e com muitas descrições, torna mais fácil a contextualização e é acessível aos deficientes visuais e auditivos. Outra exemplo de inclusão que pode ser considerada são os áudio games, neles, os jogadores podem ser completamente guiados pelo áudio 3D, que dão a sensação de profundidade e movimento. Um exemplo desse tipo de jogo é o Swamp, nele, o jogador se torna o personagem principal em meio a um apocalipse zumbi.

Empresas como Valve, Blizzard e Riot tem investido neste setor ultimamente, mas ainda assim é necessário um esforço maior para a inclusão de deficientes visuais, pois por muitas vezes, os jogos direcionados à eles não atende aos outros por não haver tanto investimento na parte gráfica. Há um grande problema ainda quando se pensa em jogos online multiplayer, tanto na parte gráfica, do design, quanto na adequação da competitividade entre diferentes graus ou tipos de deficiência.

Pensar nisso pode nos fazer questionar se essas formas de inclusão realmente incluem. Deve haver jogos exclusivos para deficientes? Isso realmente seria uma forma de inclusão ou apenas uma disjunção? Certamente, uma coisa que ajudaria muito seria a criação guias oficiais de recomendações para acessibilidade em games digitais no Brasil. Assim as empresas nacionais poderiam ampliar o conhecimento na área e começar a atuar de forma mais efetiva na criação de games acessíveis.

Equipe New Game

Deixe sua mensagem