Título: O impacto das telenovelas brasileiras na cultura angolana
Autor: Edney Ricardo Nonato Mangongo
Período: 2020
Orientadora: Kátia Fraga
Co-orientadora: Eugene Francklin
Resumo:
O presente trabalho tem como foco analisar as possíveis marcas culturais oriundas de duas telenovelas brasileiras exibidas em Angola: O Clone (2001) e Avenida Brasil (2012). Nesse sentido, enquanto produto midiático da indústria cultural brasileira, as telenovelas buscam impactar e agregar progressivamente o maior número de consumidores e, consequentemente, aumentar a audiência. Para isso, é necessário que seus discursos e temáticas suscitem curiosidade e reconhecimento por parte do público, de tal forma que comprem a ideia veiculada e passem a incorporar em seu cotidiano elementos culturais ligados às narrativas, favorecendo o processo de aculturação. Além do fato dos conteúdos das telenovelas evidenciarem e propagarem a pluralidade cultural presente no Brasil, as ficções também se inclinam em apresentar culturas de outros países. A construção deste trabalho baseou-se em levantamento bibliográfico e estabelecimento de questionário como instrumento de coleta de dados. A partir disso, entender as aproximações culturais geradas a partir das teledramaturgias, principalmente O Clone e Avenida Brasil, elucida as individualidades e percepções presentes na forma em que os sujeitos angolanos recepcionam estas produções artísticas.
Palavras-chave: Novela brasileira; Aculturação; Angola.