Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Análise sobre a construção de memória da pandemia de Covid-19 a partir da narrativa do programa Retrospectiva de Fim de Ano da Rede Globo

TítuloPANDEMIA EDITADA NA TV: análise sobre a construção de memória da pandemia de Covid-19 a partir da narrativa do programa Retrospectiva de Fim de Ano da Rede Globo

Autora: Letícia do Nascimento Passos

Período: 2022-1

Orientador: Ricardo Duarte Gomes da Silva

Resumo: Este trabalho busca examinar a relação entre televisão, jornalismo e memória, em busca de compreender de que forma será criada uma memória sobre a pandemia de Covid-19 que teve início no ano de 2020, tendo como objeto de análise as narrativas sobre a pandemia apresentadas no programa Retrospectiva de Fim de Ano da Rede Globo, exibido em Dezembro de 2020. A pesquisa é fundamentada a partir de trabalhos publicados sobre memória, TV, jornalismo, linhas editoriais e jornalismo em tempos de pandemia. Seguindo os acontecimentos exibidos pela edição do programa, identificamos de quais formas a pandemia será relembrada pelo programa e por consequente, pelo público. Assim, o trabalho conclui que não somente é realizada construção de memória a partir do conteúdo da retrospectiva, como também de que possíveis maneiras os espectadores irão perceber este conteúdo.

Palavras-chave: Pandemia. Covid-19. Memória. Televisão e Memória. Jornalismo. Retrospectiva. Rede Globo.

Previous Post