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Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Perspectivas decoloniais nos estudos culturais em Comunicação: uma revisão sistemática

Título: Perspectivas decoloniais nos estudos culturais em Comunicação: uma revisão sistemática

Autor: Yuri Tomaz dos Santos

Período: 2021

Orientadora: Patrícia Vargas Lopes

Coorientador: Rennan Lanna Martins Mafra

Resumo:

Tensões e tessituras nos estudos da área da Comunicação são frequentemente observadas nos contextos científicos e pragmáticos em função de sua dinâmica mutável e flexível. Essa flexibilidade, no entanto, não significa que a Comunicação seja um campo científico sem métodos e rigores ou que os sentidos da sociabilidade não sejam oriundos de sua inter-relação com os indivíduos. Os Estudos Culturais se inscrevem nesse contexto na medida em que se considera as práticas comunicacionais que além de mediar os fenômenos socioculturais também fruem a partir deles. Todavia, nota-se, quanto à produção científica brasileira com relação aos Estudos Culturais, particularmente na sua intersecção com os estudos no campo da Comunicação, a ausência de investigações relativas à problemática da temática Decolonial. Nesse sentido, a presente investigação tem como objetivo compreender como as produções científicas brasileiras, dos últimos dez anos, têm convergido o debate entre Estudos Culturais e estudos de orientação Decolonial, tendo a Comunicação o campo central das interposições socioculturais, realizando uma Revisão Sistemática de Literatura, munido, também, pela Revisão Integrativa de Literatura. Para tanto, tomou-se como bases preliminares os estudos canônicos realizados acerca dos Estudos Culturais, buscando inserir os autores seminais na articulação dos antecedentes Estudos Culturais até seu assentamento na América Latina e no contexto brasileiro. Adjacente a isso, realizou-se um levantamento da literatura acerca dos Estudos Decoloniais, sua genealogia e proposições, a partir da matriz de colonialidade proposta pelo sociólogo peruano Anibal Quijano e do Grupo Modernidade/Colonialidade. Embora esse seja um estudo de caráter descritivo e exploratório, o que é da ordem do método qualitativo, procurou realizar mensurações quantitativas para que os dados fossem tratados com mais rigor e sem inferências triviais. Para atender ao objetivo proposto de sistematização de dados a partir de uma revisão, a técnica adota foi a Análise de Conteúdo. O corpus foi constituído por um conjunto de obras que se dividem em artigos, teses e dissertações, sendo que a coleta e os critérios de elegibilidade das produções foi realizado com base nos métodos da Revisão Sistemática de Literatura, sendo que o universo da pesquisa é rigorosamente planejado, articulando filtros pré-determinados para obtenção do conjunto amostral final. Em função da proposta inédita e original, optou-se pelo uso do software IRaMuTeQ 0.7 Alpha 2 para o tratamento dos dados versando, como supramencionado, evitar enviesamentos científicos e por se tratar de um corpus consideravelmente amplo e denso. Concluiu-se que os Estudos Culturais e os estudos de orientação/perspectiva/proposição/chancela/aporte Decoloniais têm sido tratados de forma atomizada pela academia brasileira, havendo dissociações entre os objetos de estudo – que embora não sejam totalmente os mesmos, são imbricados. A pesquisa constatou, a partir da apresentação do estado da arte, que a produção científica brasileira se instaura numa produção do saber colonial e que há um caráter universal da ciência sob a perspectiva da ciência positiva, havendo ausência de presença do autor para com críticas ou caráter reacionário aos objetos de pesquisa que poderiam ser suscitados, verificando forte necessidade de uma produção científica objetiva. Como proposição, sugere-se a criação de uma Matriz Epistemológica de avaliação e prevenção dos fatalismos científicos e concretos nas práticas e veículos comunicacionais contemporâneos no que diz respeito à manutenção da colonialidade do ser, do poder e do saber que se assenta em narrativas e experiências/mediações proporcionadas pela inter-relação entre a esfera pública, dissidências e a cultura das distopias.

Palavras-chave: Estudos Culturais. Estudos Decoloniais. Comunicação. Colonialidade. Revisão de Literatura. Produções Científicas.

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