Autor: Lívia Moreira de Alcântara
Período: 2011-1
Orientador: Carlos Frederico de Brito d’Andréa
Resumo: Este trabalho é um estudo quantitativo de como a “nova esfera comunicacional” (LEMOS, 2010) em que vivemos possibilitou a divulgação da Campanha Pelo Limite da Terra. Esta discussão localiza-se na “Era da Informação” (CASTELLS, 2003a), contexto em que as novas tecnologias da comunicação e da informação se popularizam e a conexão virtual é cada vez mais generalizada. Na internet são potencializados os espaços de conversação, de trabalho coletivo e de compartilhamento de informações. Estas possibilidades são aproveitadas pelas “redes de movimentos sociais” (SCRERER-WARREN, 2008) para dinamizarem a articulação de atores políticos diversos em lutas que visam intervir na “esfera pública interconectada” (Benkler cf. BRANCO, 2009). Neste contexto, estudamos a ação coletiva realizada de maio a outubro de 2010 pela rede de movimentos sociais, articulados no Fórum Nacional de Reforma Agrária (FRNA), que encabeçou a realização do Plebiscito pelo Limite da Terra. O estudo levou em consideração os diferentes nós e espaços na web onde o site da campanha foi divulgado. Assim, a análise é baseada no rastreamento de sites que enviaram visitas para a página oficial da campanha, ou seja, no fluxo de informações e nos atores que ajudaram a divulgar a campanha na internet.
Palavras-chave: Rede de movimentos sociais; ação coletiva; esfera pública interconectada; internet