Título: “A boiadeira chegou, bebê!”: Uma análise da representação midiática da Ana Castela
Autora: Laura Fernandes de Souza
Período: 2023-2
Orientador: Ricardo Duarte Gomes da Silva
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a representação midiática da cantora Ana Castela, também conhecida como Boiadeira. A cultura das celebridades desempenha um papel significativo na sociedade contemporânea, registrando e influenciando comportamentos e aspirações. No entanto, no contexto brasileiro, até 2014 existiam poucos estudos sobre produção, circulação e consumo das celebridades. Nesse sentido, esta pesquisa busca preencher essa lacuna, oferecendo uma compreensão mais especializada das dinâmicas da construção midiática da celebridade feminina Ana Castela na música sertaneja. O estudo adota uma metodologia qualitativa e exploratória, envolvendo a análise midiática sobre a cantora em questão, sua performance e relação com o público e a contemporaneidade. Ademais, serão elencados alguns trechos de suas músicas com o objetivo de entender qual a mensagem transmitida, além de acontecimentos e declarações relacionadas a essa figura pública. O referencial teórico aborda conceitos como: cultura das celebridades, sociedade do espetáculo, representações midiáticas e femininas, música sertaneja e indústria cultural. Com base nos resultados obtidos, foi possível compreender o papel da Ana Castela no cenário midiático contemporâneo, sua trajetória, posicionamento e refúgio com o público. Concluímos, portanto, que este estudo contribui para o campo da comunicação e do jornalismo, ao mesmo tempo em que estimula a reflexão sobre questões relacionadas à identidade feminina, representações de gênero, classe social e estereótipos presentes na mídia.
Palavras-chave: celebridade; representação midiática; representação feminina; música sertaneja.