Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

AS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO E DESLEGITIMAÇÃO DOS CREATORS: Uma análise dos casos de PewDiePie, Blogueirinha e Felipe Castanhari

TítuloAs estratégias de legitimação e deslegitimação dos creators: Uma análise dos casos de PewDiePie, Blogueirinha e Felipe Castanhari

Autora: Anna Coelho de Alvarenga Melo

Período: 2021

Orientador: Henrique Moreira Mazetti

Resumo:

Este trabalho analisa as estratégias de legitimação dos criadores de conteúdo digital e como e por quem eles são deslegitimados. Assim, propõe-se uma discussão sobre tais estratégias utilizadas pelos creators e como eles tem seu local e sua profissão questionados. A pesquisa se fundamenta em trabalhos sobre a cultura digital, as plataformas e novas configurações de trabalho. É apresentado o histórico da internet até o cenário contemporâneo e com base neles são discutidos três casos em que os produtores de conteúdo online têm seu local questionado, seja pela mídia tradicional, por especialistas ou por usuários comuns da internet. Assim, o trabalho conclui que a deslegitimação provém de diversos locais, em detrimento da forma como as novas profissões são discursivamente avaliadas.

Palavras-chave: Criadores de conteúdo digital. Redes sociais. PewDiePie. Blogueirinha. Felipe Castanhari.

Next Post

Previous Post

© 2024 Jornalismo | UFV

Theme by Anders Norén