Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Reflexões sobre narcisismo materno: análise da série americana Sharp Objects

Título: Reflexões sobre narcisismo materno: análise da série americana Sharp Objects

Autora: Thaís Fonseca Brunelli

Período: 2022-2

Orientadora: Mariana Ramalho Procópio Xavier

Resumo: O narcisismo materno patológico oferece sérios prejuízos para o ambiente familiar colocando em risco a saúde física e mental dos filhos, cônjuges, irmãos e demais familiares da narcisista. Por essa razão, este trabalho pretende analisar como o narcisismo materno impacta o seio familiar utilizando o estudo de caso como estratégia de pesquisa científica. Para isso, analisa- se a série norte-americana Sharp Objects e como ela retrata a mãe narcisista a fim de compreender a dinâmica nos lares afetados pelo transtorno. A Análise de Conteúdo compõe a metodologia de pesquisa escolhida para o estudo acerca do seriado televisivo. O referencial teórico que deu suporte à investigação discute aspectos históricos e culturais da televisão norte- americana, os papeis sociais e sexuais das mulheres e as implicações do narcisismo materno. Tendo em vista os resultados obtidos neste trabalho, é possível identificar representações que exibem arquétipos do comportamento narcisista com base na conduta da personagem analisada.

Palavras-chave: maternidade; narcisismo; representações sociais; seriados de televisão; Sharp Objects.

Previous Post