Título: Manto da Massa: A história por trás da maior ação de vendas de uniformes realizada por um clube brasileiro
Autor: Alexandre Augusto de Oliveira Leite
Período: 2022-2
Orientador: Ricardo Duarte Gomes da Silva
Resumo: Cada vez mais, clubes brasileiros e internacionais têm investido em estratégias de marketing esportivo, visando a valorização da marca, fidelização de torcedores e, consequentemente, elevação das receitas. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo estudar a história por trás da maior ação de vendas de uniformes realizada por um clube brasileiro , em relação à quantidade de vendas: a ação do Manto da Massa, desenvolvida pelo clube Atlético Mineiro, com a participação direta dos torcedores. Essa ação alcançou, em todas as suas três edições, a marca de 100 mil camisas vendidas em um período menor ao de uma semana, o que rendeu uma grande repercussão na mídia nacional e internacional, além de diversos prêmios, como o primeiro lugar na categoria engajamento do “Samba Digital Awards”, que premia as melhores campanhas digitais da América Latina. Para tanto, desenvolveu-se um Podcast, com objetivo de entrevistar torcedores, participantes e organizadores do concurso, para falar sobre os processos de idealização, estruturação, divulgação, vendas, além de citar curiosidades e demais motivos que culminaram no sucesso dessa ação. Dessa forma, o estudo contribui para que demais clubes ou organizações consigam adaptar e replicar campanhas dessa magnitude dentro de seu nicho de atuação.
Palavras-chave: Marketing; Marketing esportivo; Futebol; Manto da Massa; Atlético Mineiro.