Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Vozes Bárbaras: o que nos diz o estrangeiro?

Título: Vozes Bárbaras: o que nos diz o estrangeiro?

Autor: João Santos Negrelli

Período: 2016-2

Orientador: Rennan Lana Martins Mafra

Resumo: O livro-reportagem Vozes Bárbaras: o que nos diz o estrangeiro? foi um projeto experimental produzido como Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) pelo aluno João Santos Negrelli. Nesta obra, o autor visa exemplificar pelas vozes de 10 (dez) alunos intercambistas da UFV, cada um de um país diferente, de que maneiras se dão as vidas desses estrangeiros em Viçosa. São relatos traduzidos diretamente, sempre que possível, das línguas nativas das fontes entrevistadas. Com essa técnica, fica eliminado ou altamente reduzido qualquer empecilho de comunicação relacionado ao aprendizado de um novo idioma, uma vez que as histórias foram contadas na mesma língua em que foram vividas no próprio pensamento do sujeito estrangeiro. Estes contos reais permitem ao leitor sentir-se estrangeiro, a partir de narrativas de preconceito, brincadeiras, situações cômicas e constrangedoras concernentes à vida de quem veio de fora e agora se inserem no mundo comum brasileiro, mais especificamente da cidade de Viçosa.

Palavras-chave: Livro-reportagem; Jornalismo literário; Estrangeiros; Intercambistas; Idiomas; Mundo; Curiosidades

Previous Post