Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Título: A escola como personagem: Uma análise da repercussão dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na imprensa brasileira

Autor: Lara Carlette Thiengo

Período: 2010-2

Orientador: Maurício M. Caleiro

Co-orientadora: Maria Veranilda S.Mota

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise acerca da divulgação dos resultados do Exame nacional do ensino médio (ENEM) na imprensa brasileira, no intuito de empreender uma discussão acerca da funcionalidade do jornalismo enquanto mediador social e o tratamento da temática “educação”. Neste sentido o trabalho trabalha trata dos sistemas de avaliação de ensino, sobretudo, o Enem; discute as relações entre a mídia e a sociedade, considerando a construção de um senso comum e de uma opinião pública em torno do sistema educacional de ensino médio brasileiro; e discorre sobre a construção da realidade e da verdade associada à prática jornalística. Tais considerações servem de base teórica para o desenvolvimento da análise do discurso empreendida de acordo com os materiais veiculados no ano de 2010, sobre os resultados do Enem, nos jornais Estado de Minas e Folha de S. Paulo.

Palavras-chave: Enem, Educação; Repercussão midiática

Previous Post