Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Título: A objetificação da mulher na publicidade cervejeira: uma análise do Skol Reposter

Autor: Tábatha da Silva Valentim

Período: 2017-2

Orientadora: Mariana Ramalho Procópio

Co-orientadora: Anna Clara Arcanjo Fonseca

Resumo: Questões que envolvem a discussão sobre gênero têm sido cada vez mais abordadas pela mídia. O seu papel na divulgação desses debates é de suma importância, uma vez que ela é um instrumento que faz parte da construção de imaginários na sociedade. Os comerciais de cerveja, por exemplo, ao exporem a figura feminina de forma objetificada, sexualizada e diminuída, contribuem para que o entendimento do papel da mulher nessa situação seja apenas de subserviência ao homem, à lógica machista, o que pode, e possivelmente vai influenciar o seu público consumidor, que se identifica com aquilo que vê e incorpora tais posicionamentos para si. Nesse contexto, uma recente campanha da Skol, lançada no Dia Internacional da Mulher, surgiu nas mídias sociais com o objetivo de quebrar vários estereótipos que eram comuns nas publicidades de cerveja. Ao contrário dos antigos comerciais, o Skol Reposter procura dar à mulher um novo lugar, onde ela é a protagonista e não o objeto de consumo. A proposta desse trabalho é discutir sobre a representação da mulher na publicidade, com o foco nas propagandas de cerveja, além de pensar no gênero publicitário como sendo disseminador de valores que já estão inseridos na sociedade. A partir dessas reflexões sobre gênero e publicidade, o comercial Skol Reposter é analisado sob a ótica da Análise do Discurso Francesa, de Patrick Charaudeau, buscando entender não só os elementos linguístico- discursivos que compõem a peça publicitária, mas também o contexto social atual no qual ela foi elaborada.

Palavras-chave: objetificação; análise do discurso; mulher; comercial de cerveja

Previous Post