Autora: Rita Cristina da Silva
Período: 2023-2
Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra
Resumo: Esta monografia, resultante de um projeto de iniciação científica, busca investigar como a acessibilidade afetiva, noção desenvolvida por Pessoa (2019) para compreender a inclusão de pessoas com deficiência em organizações, pode ser vislumbrada nos contextos comunicacionais de uma universidade pública. Para isso, pauta-se metodologicamente pela abordagem dos afetos (Moriceau, 2019; Moriceau, 2021) e narra, como resultados, experiências de uma mulher com deficiência nos ambientes organizacionais de uma universidade pública. De modo mais específico, a monografia apresenta dois capítulos: no primeiro, o texto discute conceitualmente a noção de acessibilidade afetiva em relação às diferenças de pessoas com deficiência nos contextos organizacionais modernos, e narra o aparecer de uma mulher com deficiência ao entrar em interação sistemática com os ambientes organizacionais da Universidade Federal de Viçosa, antes de ser estudante. No segundo capítulo, o trabalho problematiza as recentes legislações sobre inclusão que preconizam a acessibilidade de pessoas com deficiência na universidade, a partir do estudo de Mantovani e Pessoa (2022), e narra experiências da autora já como estudante do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, quando a mesma foi afetada pela pandemia, entre os anos de 2020 e 2023.
Palavras-chave: Acessibilidade afetiva; organizações; comunicação; diferença; estudos sobre deficiência