Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Título: Afetos, memórias e tradição: as histórias da comida de “buteco” na capital mineira

Autora: Nara Rozado Liberali Everling

Período: 2022-2

Orientador: Jonathan Fagundes da Silva

Resumo: Este memorial acompanha o vídeo documentário “Botecou – comidas e afetos”, que é um projeto experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), como requisito para obtenção do título de Bacharela em Jornalismo. O trabalho tem como objetivo enaltecer a culinária mineira através das comidas de buteco que fazem parte da história de Minas Gerais. Como palco principal deste trabalho, escolhemos a cidade de Belo Horizonte para contar as histórias de sociabilidade formadas a partir da cultura butequeira dos mineiros. O trabalho também aborda questões como gourmetização das comidas de buteco, a trajetória dessas culinárias, e os locais historicamente importantes para o fortalecimento dessa cultura.

Palavras-chave: Comida de botecos; afetividade; memórias, comida afetiva, culinária mineira.

Next Post

Previous Post