Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Título: Caracterização do jornalismo de aventura: análise da série 60 Dias na Amazônia do Canal Off

Autor: Lidiany Motta Duarte

Período: 2016-2

Orientador: Felipe Lopes Menicucci

Resumo: Este trabalho desenvolve uma análise sobre a série 60 Dias na Amazônia, exibida pelo Canal OFF. Por meio dos estudos realizados, é possível refletir sobre as diversas possibilidades de inovação no jornalismo contemporâneo na televisão, mediante o uso de recursos narrativos e audiovisuais que se assimilam ao Jornalismo Literário. A pesquisa também visa analisar elementos que possibilitem a caracterização do Jornalismo de Aventura, um termo que surgiu recentemente e que ainda é pouco estudado, que tem como características elementos narrativos do Jornalismo Literário, do New Journalism e ligação com temas relacionados a esportes de aventura, viagens e o contato com a natureza. A conclusão deste estudo objetiva aumentar o repertório teórico sobre o Jornalismo de Aventura, para que possam ser explorados pelos comunicadores na profissão.

Palavras-chave: Jornalismo. Jornalismo de Aventura. Jornalismo Literário. Televisão. Audiovisual. New Journalism. Inovação

Previous Post