O cinema pode nos tocar de diversas formas, e com tantas músicas variadas nos filmes, sempre surgem aquelas que ficam marcadas em todos nós.
Todos nós temos aquela música especial, que toca naquele filme que amamos e que nos deixa felizes sempre que escutamos ela, por vários motivos, essas músicas nos confortam e ficam para sempre em nossas vidas. No decorrer de sua longa e bela história, o cinema apresentou aos seus fãs músicas que se tornaram conhecidas pelo mundo inteiro, essas canções ganharam o amor dos cinéfilos e também das pessoas que adoram música em geral. Em nosso Top 5 de hoje, trazemos alguns filmes e suas músicas que deixaram suas marcas nos corações dos amantes da sétima arte e acabaram sendo eternizadas no meio cultural.
1. Cantando na Chuva (Gene Kelly e Stanley Donen, 1952)
Música: Singin’ In The Rain – Gene Kelly
Cantando na Chuva é um filme histórico, todos que amam o cinema já assistiram, ou pelo menos já escutaram sobre a grandeza deste filme, o que o caracterizou como um dos melhores filmes da história do cinema. O filme apresenta a história de Don Lockwood, interpretado por Gene Kelly. Ele é dançarino e ator, e extremamente famoso. Porém, o relacionamento que o ator possui com Lina Lamont, interpretada por Jean Hagen, está indo de mal a pior, e no meio disso tudo, ele acaba conhecendo Kathy Selden, interpretada por Debbie Reynolds. O filme é responsável por mostrar a transição que ocorreu do cinema mudo para o cinema falado, abordando o assunto com um bom humor e com diversos momentos musicais fantásticos. O grande momento do filme é justamente quando o ator Gene Kelly canta a música “Singin’ In The Rain”, momento que ficou marcado para sempre no cinema.
https://www.youtube.com/watch?v=D1ZYhVpdXbQ
2. Titanic (James Cameron, 1997)
Música: My Heart Will Go On – Céline Dion
Bom, dispensa-se introduções para a grandeza do filme Titanic, é quase impossível você não o ter assistido em algum momento da sua vida. Mais impossível que isso, é apenas esquecer dessa música. O filme retrata um fato histórico, mas com uma história fictícia que cativa bastante quem o assiste. Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do navio Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor. Com uma história envolvente, o filme nos apresentou essa belíssima música, feita originalmente para o filme e que veio a ganhar o Oscar de Melhor Canção Original.
3. O Guarda-Costas (Mick Jackson, 1997)
Música: I Will Always Love You – Whitney Houston
Essa é uma das surpresas para muita gente na época. Whitney já era uma cantora conhecida, mas quando decidiu fazer este filme, ela mudou completamente o patamar de sua carreira. Não por ser uma atriz brilhante, mas pela qualidade vocal absurda que ela mostrou ao cantar “I Will Always Love You”, música que marcou a carreira dela. O filme conta a história de Frank Farmer (Kevin Costner), um guarda-costas altamente eficiente e caro, que é contratado para proteger Rachel Marron (Whitney Houston), uma grande cantora e atriz, que está recebendo cartas anônimas e ameaçadoras. Apesar de não ser um filme tão grandioso quanto os anteriores, é inegável a expressividade que essa música teve na época, e até nos dias de hoje.
4. Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (Irvin Kershner, 1980)
Música: The Imperial March – John Williams
Sim, essa música é um dos maiores ícones musicais da história, utilizada até hoje diversas vezes no meio cultural, seja em jogos, concertos, séries, filmes e comerciais. A composição de John Williams foi eternizada pela cultura industrial. É importante destacar que o primeiro filme da saga Star Wars foi lançado em 1977, ou seja, Darth Vader tinha um tema anterior a esse (pasmem!). Neste filme, Yoda treina Luke Skywalker para ser um cavaleiro Jedi. Han Solo corteja a Princesa Leia enquanto Darth Vader retorna para combater as forças rebeldes que tentam salvar a galáxia. Star Wars é um dos maiores ícones pop da história, aclamado até hoje pelos seus fãs, a saga ainda continua viva com novas produções, e para uma obra tão fantástica como é, nada mais merecido que um tema musical de mão cheia produzido por John Williams.
https://www.youtube.com/watch?v=hNv5sPu0C1E
5. Rocky III (Sylvester Stallone, 1982)
Música: Eye of the Tiger – Survivor
Mais um ícone do cinema, quem nunca viu Rocky passando em alguma TV? A saga de filmes é repetidamente citada em diversos filmes e séries até os dias de hoje. Neste filme, Rocky (Sylvester Stallone) passa a ser treinado para uma revanche por Apollo Creed (Carl Weathers), seu antigo rival. A banda Survivor é responsável por essa que talvez seja a música mais escutada pelas pessoas que fazem algum tipo de atividade física. Aliás, acho que todo mundo queria ter a força de vontade que o Rocky Balboa tem, né? A música foi um sucesso total, fechando o ano na segunda colocação da tabela do Billboard, além de receber uma indicação para o Oscar de Melhor Canção Original.