As passarelas cinematográficas são umas das mais influentes do mundo da moda
Quando se trata de moda, logo imaginamos muito glamour, passarelas, modelos magérrimas e coisas caras. Mas uma das vitrines mais rentáveis para a moda é o cinema. Todo filme possui uma equipe de figurinistas pronta para poder dar vida e caracterizar os personagens através da forma com que os vestem. Nesse top 5, filmes onde figurinos ganharam o gosto do público e marcaram época serão listados e estarão prontos para uma maratona ao terminar de ler esta matéria.
1 – Sabrina (Billy Wilder, 1954)
Estrelado por Audrey Hepburn, o longa conta a história de uma triângulo amoroso entre a jovem, recém chegada de Paris, Sabrina, e os dois filhos dos abastados empregadores de seus pais. Dirigido por Billy Wilder, o longa foi um dos primeiros que mostraram a força da máquina de vendas que se tornou o cinema em relação ao mercado da moda. Audrey foi até Paris encontrar o estilista Hubert de Givenchy, de lá voltou com um novo decote, criado especialmente porque Audrey queria um decote ombro à ombro que escondesse a concavidade de sua clavícula. O estilista chamou o decote de “Decote Sabrina”.
2 – Garota de Rosa Shocking (Howard Deutch, 1986)
Roteirizado por John Hughes, o filme traz a atriz Molly Ringwald como Andie, uma adolescente norte-americana que passa por dificuldades, com um pai alcólatra e sem mãe, Andie trabalha em uma loja de discos durante meio expediente para ajudar em casa. Andie frequenta uma escola de classe média, onde todos estão sempre com roupas de marca. Como Andie é menos abastada que os demais, ela sempre constrói os próprios looks, reaproveitando coisas do dia-a-dia e roupas antigas.
3 – Bonequinha de Luxo (Blake Edwards, 1961)
Audrey Hepburn ganha as graças do público dando vida à garota de programa Holly Golightly. Vivendo na Nova York dos início dos anos 60, Holly está decidida a se casar com um Milionário. O figurino inteiro do filme foi feito pelo estilista francês Hubert de Givenchy e esse se tornou o filme responsável por popularizar o, hoje famoso, “pretinho básico”.
4 – O Diabo Veste Prada (David Frankel, 2006)
Andie (Anne Hathaway) é uma jornalista recém-formada que se muda para Nova York em busca do trabalho dos sonhos. Como a busca se torna difícil e Andy precisa trabalhar logo, ela aceita um emprego como assistente da impetuosa Miranda Priestly (Meryl Streep), editora-chefe da revista de moda mais influente da atualidade, a Runaway (uma espécie de Vogue fictícia). Com uma chefe exigente e um mundo de alta-costura completamente estranhos, Andy se vê mudando todas as suas roupas e passando por uma “transformação” para se adequar ao seu novo ambiente de trabalho. O filme conta com um dos figurinos mais caros da história e é assinado por grifes como Prada, Manolo Blahnik, Calvin Klein, Valentino e, principalmente, Chanel.
5 – Uma Linda Mulher (Garry Marshal, 1990)
Com a jovem e bela Julia Roberts e o galã das comédias românticas Richard Gere, os dois dão vida a garota de programa Vivian e o empresário Edward. Eles se encontram durante uma espécie de surto do empresário, então ele contrata os serviços da jovem como uma acompanhante fixa, mas para isso ela precisa mudar seu estilo. Servindo de tudo que o mundo da moda e alta-costura dispunha no início dos anos 90 e o porte de supermodelo que Julia Robers tem, o figurino do filme consegue ser extremamente marcante, principalmente com a cena em que Vivian faz compras no Beverlly Center ao som de Pretty Woman.