Você está visualizando atualmente O melhor vilão de Naruto
Reprodução Internet

O melhor vilão de Naruto

O arco do Ataque de Pain nos traz o grande conflito de Protagonista vs Antagonista do anime

Naruto foi um anime que marcou muitos, sendo dividido em o que os fãs chamam de Naruto “Clássico” (2002 – 2007) e Naruto Shippuden (2007 – 2017). Esses 16 anos foram uma longa caminhada, com mais de 720 episódios – sendo muitos uma enxurrada de fillers diga-se de passagem -, muitas pessoas viram o anime pela primeira vez quando eram crianças e foram crescendo assistindo à jornada de Naruto.

 Essa longa trajetória é recheada de personagens bem desenvolvidos e outros nem tanto, sendo esse um dos muitos pecados cometido por Kishimoto – escritor e criador do mangá de Naruto -, entre eles estão alguns antagonistas como: a Kaguya que era para ser a grande vilã de toda a série mas foi apresentada atrasada e desenvolvida as pressas.

Num roteiro muitas vezes o antagonista é chamado de vilão por ser a contraparte ao herói, que é o protagonista. Devido a história ser movida em torno de um conflito não adianta ter protagonistas tão bem aprofundados, mas não ter um desenvolvimento do seu opositor. Kishimoto acertou ao criar um oponente a altura de Naruto, tão bem feito; aqui entra Nagato, ou como é chamado, Pain.

Antes de debater o conflito entre Pain e Naruto, e o porquê do primeiro ser o melhor vilão do anime, tenho que contar e abordar os pontos principais da história dos dois personagens.

Começando com o herói que carrega o nome da história; Naruto Uzumaki é filho do Quarto Hokage (chefe da vila) Minato e sua esposa Kushina Uzumaki, seus pais foram mortos no dia de seu nascimento no ataque de Kurama a Raposa de Nove caudas à Konoha; mas, antes de morrerem eles selaram ela dentro de Naruto. Por se tornar o recipiente da besta ele sofreu a negligencia das pessoas de sua vila, foi ignorado e alvo de preconceito pelos demais. Porém, ele nunca desistiu e tinha o sonho de se tornar Hokage para ser respeitado por todos.

Já Nagato é de uma nação pequena que fica entre os estados maiores, sofrendo muito com a guerra, evento no qual seus pais são mortos e ele se torna órfão. Batendo de casa em casa pedindo comida ele seguiu pelo país, depois acabou encontrando um cachorro chamado Chibi, e mais tarde conheceu Konan e Yahiko, outros órfãos. Um dia, Chibi foi morto no meio de um fogo cruzado, ali Nagato prometeu que mudaria o mundo. Quando a guerra terminou os órfãos procuraram os sannins lendários (eram uns dos que estavam lutando no dia da morte de Chibi) e Jiraya, um deles, aceitou cuidar e ensinar eles. A partir daí o Jiraya se torna mentor e uma figura paterna para eles, os treinando na arte ninja também.

Nagato o pediu para o tornar forte para ele proteger seus amigos, a resposta de Jiraiya para ele foi para crescer e usar os olhos para encontrar a paz que ele tanto deseja para o mundo. Terminado o treino Jiraya foi retornou para sua vila. Com o tempo eles se tornaram ninja e ganharam seguidores que partilhavam de sua filosofia para o fim da guerra. Vendo o crescimento desse grupo o Hanzo que é o senhor da nação arma uma armadilha para eles, onde Yahiko é morto, fazendo Nagato liberar seus poderes em grande escala, trauma que o marcou eternamente. Depois desse evento onde seu amigo foi morto por pregar a paz ele se convenceu de que o mundo nunca iria parar de lutar voluntariamente a menos que ele conheça o que é a verdadeira dor.

“Quem não conhece a dor, não pode compreender a paz!” – Nagato.

Pain – Reprodução Internet

Ele adotou o pseudônimo de Pain e assumiu a liderança do grupo de Yahiko, a Akatsuki, na intenção de criar um mundo em paz através do medo da destruição pelas mãos da Akatsuki.

No momento onde entra o arco de Pain, algumas tramas com os membros da Akatsuki já haviam ocorrido, grandes batalhas já tinham acontecido e os inimigos estavam perto de conseguir o seu objetivo; porém, pouco tinha aparecido do líder da organização a qual tinha uma presença colossal sobre os outros personagens denotando seu poder. Então Jiraya decide agir e vai a vila da chuva para descobrir a identidade do tão poderoso deus (como era considerado no país). Lá ele vê que Pain é seu antigo discípulo, o qual ele acreditava estar morto, e assim começa uma luta entre mestre e aluno.

Jiraya é um ninja lendário, tido como um dos mais poderosos de sua geração e de todo o universo da história. Ali, lutando contra o seu próprio aluno, dando tudo de si contra um inimigo extremamente forte; ele morre. A morte de Jiraya nos serve para mostrar o quanto Pain é forte e também para dar um empurrão no desenvolvimento de Naruto. A morte do mentor é um recurso narrativo utilizado muitas vezes na jornada do herói, como ocorre com Luke na morte Ben Kenobi, servindo para dar um passo maior no seu amadurecimento em todos os aspectos.

O antagonista tem um papel muito grande no desenvolvimento do protagonista sendo a rivalidade dos dois um motor para que o primeiro busque evoluir. E não há antagonismo mais bem construído do que o de Pain e Naruto. Nagato foi aluno de Jiraya e foi também a principal inspiração para o livro que deu o nome e inspirou a filosofia de Naruto. A história dos dois tem bastante ligação e os mesmos sofreram de dor e perda, e buscam o mesmo objetivo, a paz. Ele é tudo que Naruto poderia ter sido caso tivesse lidado com seu sofrimento por um outro caminho.

Então nós temos uma das pessoas mais fortes que o mundo tinha visto, que passou por dores e sofrimentos, que achava que o único meio de o mundo alcançar a paz era passando por tudo aquilo e através do medo. Você consegue entender as motivações dele e a sua visão, apesar que não é desculpável. Um vilão complexo, o qual mata Jiraya – seu antigo professor -, mata Kakashi e destrói Konoha, o lar de Naruto.

Chegando ao tão esperado confronto, Naruto que esteve fora depois da morte de seu sensei, treinando nos mesmos passos que ele, volta para confrontar seu algoz. Por mais forte que o carismático ninja esteja, ele é vencido. Não apenas em termos físicos, Nagato o destrói psicologicamente e ideologicamente. Carregando tamanha dor e dono de uma postura divina, ele confronta o desejo de Naruto de mata-lo como justiça por tudo que ele causou. E parafraseando-o “se há justiça na vingança, a justiça irá gerar mais vingança e com isso engatilhar o ciclo de ódio”. Com tamanho questionamento o herói se ver sem resposta, abalado por perder seus amigos, ver seu lar destruído, Naruto se encontra no seu ponto mais baixo.

Literalmente no chão o protagonista não foi capaz de vencer Nagato, não foi capaz de trazer luz a suas perguntas. Estando então totalmente esgotado ele vê Hinata tentando salva-lo e sofrendo nas mãos de Pain. Diante de tal cena seu ódio o consome e ele falha também em controlar a besta em seu interior.

A situação está completa, consumido pelo espírito das Nove caudas tudo parece perdido. Destruído de todas as formas Naruto está preste a entregar seu corpo e liberar Kurama, quando em um último momento seu pai aparece e o impede. Em uma das melhores cenas de todo o anime, ele lhe dá seu voto de confiança. Agora sabendo ser filho do Quarto Hogake e tendo esse apoio incondicional, ele estava com sua força de volta.

Agora ganhando fisicamente de Pain e indo confronta-lo, dessa vez não para mata-lo e sim convence-lo de que não possuía as respostas, mas se Jiraya confiara nele para alcançar a paz, ele, Naruto Uzumaki, conseguiria.

 Aqui há um adendo ao que muitos criticam no anime, o que eles chamam de “talk no jutso”, onde no final dos combates Naruto através de profundas palavras convence o vilão aos seus ideais e o faz buscar a redenção, vencendo a luta – como nesse caso – . Kishimoto, criador da obra, tende a criar lutas onde o que importa não é apenas os golpes e poderes trocados, mas sim o embate de visões de mundo. Por isso temos embates tão marcantes onde os discursos e as palavras tomam protagonismo, como: Naruto e Sasuke, Neji e Naruto, entre outras.

Naruto celebrado em Konoha – Reprodução Internet

Voltando a Konoha ele é recebido por todos e louvado como herói. O menino o qual era evitado agora é reconhecido e respeitado em seu lar. Naruto amadureceu e consolidou tanto sua força como suas motivações, estando pronto agora para a etapa final da sua jornada no Shippuden.

Pain vs Naruto é o melhor conflito de todo o anime, temos aqui o ponto de virada na história do herói, onde ele amadurece e se torna mais fortes graças ao confronto com Nagato que encabeça o posto de melhor antagonista de todo o anime. Tendo motivações complexas, uma grande história e um arco excelente que não apresenta pontos baixos. O conjunto desses fatores coloca o arco do Ataque de Pain como o melhor de Naruto Shippuden e disputando o posto de melhor de todo o anime com o arco do Exame Chunin.

Comentários

Autor