Onde tem foto no cinema?
Muita gente fica confusa com a ideia de um diretor de fotografia trabalhando em um filme, por associar o nome da profissão a foto que é algo mais estático do que uma filmagem. Mas, fica tranquilo que essa matéria do CineProfissão, e as próximas, servirão justamente para explicar sobre as funções de alguns profissionais do cinema. Além de matar a curiosidade dos amantes da sétima arte, pretendemos mostrar esse universo que para uns é só entretenimento, como sendo uma espaço de realização profissional também. Agora, chega de apresentações e vamos logo para o que importa: O diretor de fotografia é, resumidamente, encarregado da formação da imagem do filme, aquilo que será visto pelo público, precisando assim pensar em como melhor representar a história visualmente.
Nesse trabalho, de formar a imagem que vemos no filme, surge uma distinção muito importante entre o que será filmado e como será filmado. Dentro daquilo que será filmado estão: os cenários e os figurinos que são responsabilidade maior do diretor de arte com quem o de fotografia deve dialogar para chegar a um consenso sobre o visual do filme. A iluminação também faz parte e será criada pelos eletricistas (que nesse contexto não é o cara que conserta seu chuveiro) seguindo as exigências do diretor de fotografia. E o elenco, coordenado pelo tão importante diretor do filme e com quem esse profissional fica lado a lado durante toda a filmagem.
Agora, com relação a como será filmado, há a responsabilidade dele de definir os equipamentos de filmagem, como câmera e lentes, a movimentação da câmera e os planos. Em produções de baixo orçamento, também é exigido do profissional operar a câmera por não ter alguém específico para essa função. E apesar de falarmos mais sobre a atuação em filmes, o diretor de fotografia, participa de outras produções audiovisuais como propagandas, documentários e até canais de youtube mais profissionais.
Desde o início do Oscar, em 1929, já existe uma categoria de melhor fotografia cujos primeiros vencedores foram Charles Rosher e Karl Struss por Sunrise. Outros artistas marcaram história na premiação como: Roger Deakins dono do recorde de indicações na categoria, foram 15 ao todo, além de duas vitórias, sendo a primeira por Blade Runner. Um fato interessante é que durante 1940 a 1967 existia uma divisão na categoria entre melhor fotografia de longas coloridos e de preto e branco. Porém, nos três anos anteriores a essa separação, a academia entregou Oscars honorários para artistas que trabalharam com fotografia colorida, uma novidade na época.
No Brasil, também temos diretores de fotografia de destaque como: Carlos Ebert que trabalhou no clássico O Bandido da Luz Vermelha. Flora Dias dos longas de terror A Noite Amarela e Sinfonia da Necrópole (falamos sobre ele na primeira No Script!). E Pedro Sotero de Bacurau e outros projetos do Kleber Mendonça, inclusive essa parceria recorrente entre diretores é bastante comum no cinema por um já conhecer o estilo do outro.
Caso tenha passado pela sua mente seguir os passos desses artistas, saiba que a formação em diretor de fotografia pode ser feita na universidade através do curso de cinema que abarca essa e tantas outras funções. Porém, também existem cursos profissionalizantes específicos para essa área espalhados pelo Brasil. Em relação ao salário, um ponto que infelizmente ainda é muito importante, o Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de SP, RS, MT, MS, GO, TO e DF) coloca a diária mínima para filmes publicitários cerca de 2.239 e de produções para internet entorno de 895. Enquanto, em produções como longas, curtas e documentários, o valor estipulado é cerca de 2.805 semanais. Ainda que a direção de fotografia não seja sua área de interesse, não dá para negarmos a importância dessa profissão na construção da magia do cinema que tanto amamos. E, se essa matéria lhe foi útil, fique atento que próximo mês tem mais!