Conheça algumas trilhas sonoras que são tão memoráveis quantos os atores desses clássicos (às vezes, mais memoráveis)
São muitos os quesitos necessários para fazer com que um filme torne-se uma obra inesquecível e que, mais do que um passatempo, passe a ser considerado um “clássico”: a fotografia, o figurino e os cenários são apenas alguns dos vários elementos que juntos constituem uma obra inesquecível, mas pareado a eles encontra-se aquela que, na maioria das vezes persegue as nossas memórias por mais tempo, estou falando da trilha sonora.
As trilhas sonoras são tão importantes que estão presentes nos filmes desde os primórdios do cinema (sim, quando não havia voz nos filmes, a música já estava lá) e além de moldar o destino da narrativa, elas tem o papel de causar emoções e criar memórias afetivas nas pessoas. Como esquecer da música tema da sua novela favorita ou aquela abertura de série inesquecível que sempre volta à memória? É exatamente desse tipo de sentimento que estamos falando.
No TOP 5 de hoje, vamos citar 5 músicas criadas especialmente para seus respectivos filmes e que se tornaram marcas registradas e instantaneamente reconhecidas não apenas por fãs, mas por toda uma geração.
5) Theme From Jurassic Park (Jurassic Park)
Composta por John Williams, essa trilha sonora tinha como foco expressar a fragilidade do homem em contrapartida à grandeza dos dinossauros. “A trompa solo nos dá uma sensação de importância, de algo muito potente que está para acontecer (e está mesmo!), mas em vez de seguir por um caminho óbvio, o compositor nos carrega por um tema alegre, basicamente fazendo com que o nosso olhar deslumbrado de criança (essa definição é do próprio compositor) passe a ver toda aquela grandeza da natureza”, é o que diz o site Plano Crítico. Não é à toa que a música tenha se tornado tão marcante entre o mundo de trilhas sonoras existentes.
4) Raiders March (Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida)
Como falar da famosa saga e do filme que, até hoje, é um dos maiores do cinema, sem falar da música que perpetuou Indiana Jones no imaginário do público? The Raiders March, ou Marcha dos caçadores em português, é mais uma obra do gigante das composições: John Williams. Um fato interessante é que originalmente Williams havia escrito duas versões diferentes como opções para o tema principal, entretanto o diretor gostou de ambas e elas acabaram tendo de ser mescladas para chegarem à versão final que hoje conhecemos.
3) Hedwig’s Theme (Harry Potter e a Pedra Filosofal)
Hedwig’s Theme é, provavelmente, aquela música que todo potterhead (como são conhecidos os fãs da saga Harry Potter) já reconhece nos primeiros segundos da melodia, mas não se engane, assim como aconteceram com os filmes e livros da saga, a trilha sonora já deixou de ser algo reservado apenas aos fãs do bruxinho de Hogwarts para se tornar de conhecimento geral. Mais uma produção de John Williams (não seria esse um TOP 5 dele?), o compositor traz a mistura de aventura, felicidade e momentos de tensão, para complementar ainda mais a magia dos filmes.
2) He’s a Pirate (Piratas do Caribe)
Esperado como um fracasso total não apenas pelos jornalistas, mas também por Hans Zimmer um dos compositores de sua trilha sonora, Piratas do Caribe se mostrou uma surpresa agradável para a Disney quando se tornou a 4º maior bilheteria do ano de 2004. E é claro, que a trilha sonora de algo tão brilhante não poderia ficar de fora. Hans Zimmer e Klaus Badelt trabalharam juntos para compor a maioria dos temas principais do filme, mas foi preciso a ajuda de sete outros compositores para que He’s a Pirate (que viria a se tornar a música tema do filme) fosse orquestrada e finalizada num período curtíssimo de apenas três semanas! Você acredita?
1) Jaws – Main Title (Tubarão)
O primeiro lugar da lista de trilhas sonoras não poderia ficar para alguém com menos poder e o que poderia demonstrar mais poder do que uma trilha sonora (feita exclusivamente para um filme) mas que quebrou as barreiras do cinema e se tornou conhecida por pessoas que nunca nem ao menos assistiram a sua obra cinematográfica? Há quase meio século, o tema de “Tubarão” se tornou culturalmente um fonograma para sinal de perigo ou ameaça.
Mais uma obra de John Williams, a música tema é capaz de nos deixar apreensivos já nas duas primeiras notas e isso não é coincidência. “Em “Tubarão”, Williams usa uma forma específica (na verdade, uma coletânea diferente de notas, nem maiores nem menores, como usualmente escutamos) que deixa muitos ouvintes inseguros sobre o que vem em seguida. Os dois tons formam um intervalo de segunda menor, que soa completamente sombrio, dando aos ouvintes um senso de antecipação — e isso é grande parte do que faz o tema tão assustador” é como explica o Jornal Nexo.
E então, depois de ouvir cada uma dessas músicas temas inesquecíveis e inconfundíveis sabe dizer qual é a sua favorita? Ou acha que ainda ficou faltando alguma? Não esqueça de nos dizer. Ah! E peço perdão à recorrência do nome John Williams, mas acho que ele não é a pessoa viva com mais indicações ao Oscar em vão, né? (risos)