Ator, humorista, roteirista, músico… Andy Samberg é tudo isso e muito mais!
Muitos de nós conhecem Andy Samberg por seu papel como o detetive Jake Peralta na sitcom Brooklyn nine-nine (B99), pela qual o ator ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de Comédia de 2013. Mas, para conhecer a trajetória de Andy, vamos voltar um pouquinho no tempo.
David A. J. Samberg nasceu em 18 de agosto de 1978 na cidade de Berkeley, na Califórnia. Ele estudou na Universidade da Califórnia entre 1996 e 1998 e transferiu seu curso para a Universidade de Nova Iorque (NYU), onde se formou em Cinema na turma de 2000. Após se formar, junto a seus amigos Akiva Schaffer e Jorma Taccone, ele formou o grupo musical humorístico The Lonely Island, do qual participam até o momento. Com o sucesso, o grupo foi contratado para integrar o time de roteiristas do Saturday Night Live, e é aí que Samberg começa a atuar, fazendo parte do elenco de atores do programa.
Em 2006, o grupo, em parceria com Justin Timberlake, compôs a paródia, baseada no R&B do início da década de 90, Dick in a box, que foi apresentada no Saturday Night Live. A sátira obteve imenso sucesso entre o público e ganhou o prêmio de melhor Música e Letra Originais – parte do chamado Creative Arts Emmys – no Emmy de 2007. Samberg é um artista de múltiplos talentos e, apesar de o conhecermos principalmente pela atuação, vêm conquistando sucesso e reconhecimento no meio musical, humorístico e como roteirista.
Samberg seguiu no Saturday Night Live até 2012, mas, durante esses anos, trabalhou em diversas produções para o cinema e televisão. Ele atuou em longas como Hot Rod – Loucos Sobre Rodas (2006), Space Chimps – Micos no Espaço (2008) e Celeste e Jesse para Sempre (2012). Também fez participações em Parks and Recreation e Portlandia. E se você não conhece nenhuma dessas produções, com certeza já ouviu sua voz como narrador em Eu nunca ou como dublador em Tá Chovendo Hambúrguer (2009) ou na franquia Hotel Transilvânia.
Até então Andy Samberg já possuía uma carreira consolidada, contudo, ela alavancou demasiado após o ator protagonizar Brooklyn Nine-Nine, pela qual recebeu diversas indicações e prêmios, entre elas o já mencionado Globo de Ouro e o American Comedy Awards de Melhor Ator de Comédia na Televisão. Além de atuar, Andy ainda produziu a primeira temporada da série, iniciando seus trabalhos como produtor.
Desde então, ele produziu diversas obras, como as séries I’m Sorry (2017) e PEN15 (2019), os mocumentários 7 Dias no Inferno (2015) e Tour de Pharmacy (2017) e o longa Palm Springs (2020) – o qual também estrela. Outra obra importante na carreira do ator é Popstar – Sem Parar, Sem Limites (2016), que, além de protagonizar e produzir, ele também roteirizou.
Não nos restam dúvidas do quão competente e talentoso Samberg é. Muito além de humorista e músico, ele está sempre se desenvolvendo em outros ramos do entretenimento. Suas atuações são impecáveis e ele consegue nos demonstrar diversas facetas de seus personagens, estrelando em produções de gêneros distintos. Para finalizar este perfil, não poderiam faltar algumas curiosidades acerca dessa personalidade.
- Ele foi colega de classe de Chelsea Peretti no ensino fundamental, atriz que interpreta Gina Linetti e com quem contracena em B99.
- No meio musical ele e o The Lonely Island possuem parcerias com Justin Timberlake, Akon, Adam Levine, Usher, Julian Casablancas, Lady Gaga e diversos outros nomes da cultura pop.
- Ele já atuou com Adam Sandler na produção Este é o meu garoto (2012).
- Retornou ao Saturday Night Live em duas ocasiões: em 2014, como apresentador convidado e no curta digital especial de 40 anos do programa.
- Produziu e atuou em um especial de comédia exclusivo para a Netflix denominado The Lonely Island Presents: The Unauthorized Bash Brothers Experience.
- Ele foi colega de quarto de Murray Miller durante a faculdade.
Veja também:
Inovação do clichê em Palm Springs
TOP 5 Os Melhores casais das séries de comédia